Método indutivo, dedutivo e analógico

Páginas: 2 (254 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
MÉTODO INDUTIVO
O método indutivo parte do particular para o geral, ou seja, a pessoa tira conclusões a partir de casos parecidos onde pressupõe umaverdade geral. Esse método pode ser verdadeiro ou falso e á uma grande probabilidade de erro, pois ele é quantitativo, baseado em estatísticas onde tiram se conclusões apartir de um numero de acontecimentos.

MÉTODO DEDUTIVO
O método dedutivoé um conceito de raciocínio logico que também faz uso da dedução para então chegar à conclusão de uma verdade. Ele parte do geral para o particular através depremissas maiores, que são inicio de verdades inquestionáveis para premissas menores em que o pesquisador através de analises teórica particulares chega através de raciocíniologico a verdade do que procura.
EX: Todo homem e mortal (premissa maior), Flavio é homem (premissa menor), logo Flavio é mortal (conclusão).

MÉTODO ANALÓGICO
Aanalogia é frequentemente utilizada na teoria e pratica jurídica, na elaboração de lei, na interpretação, nas perícias e na sentença. Ela constitui um raciocínio pormeio de um exemplo trazendo uma solução de um problema semelhante com uma mesma resposta. O aplicador compara dois casos com as mesmas características assimanalogicamente aplica a mesma lei ou norma. Vamos se dizer que esse método se empoe em casos semelhantes que possuem uma mesma finalidade.
EX: A árvore é um ser vivo. Temmetabolismo e reproduz-se. O ser humano também. Nisto são semelhantes. Ora se são semelhantes nestas coisas e a árvore cresce podemos concluir que o ser humano também cresce.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método indutivo e método dedutivo
  • Método dedutivo e método indutivo
  • metodo dedutivo e indutivo
  • método dedutivo e indutivo
  • Metodo dedutivo / indutivo
  • Métodos dedutivo e indutivo
  • método indutivo,dedutivo e hipotético dedutivo
  • Método Racional (Indutivo e Dedutivo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!