Método Hipotético Dedutivo

Páginas: 9 (2158 palavras) Publicado: 22 de março de 2014


FACULDADE DE TECNOLOGIA DA BAIXADA SANTISTA
ALUNO

Nº MATRÍCULA


CURSO
Logística
TURNO
Vespertino

DISCIPLINA
Métodos para Produção do Conhecimento

PROFESSOR
DATA
10/02/14



TÍTULO/ ATIVIDADE
Pesquisa Método Hipotético Dedutivo.


Tal método, proposto pelo filósofo austríaco Karl Popper, tem uma abordagem que busca a eliminação dos erros de uma hipótese. Faz isso apartir da ideia de testar a falsidade de uma proposição, ou seja, a partir de uma hipótese, estabelece-se que situação ou resultado experimental nega essa hipótese e tenta-se realizar experimentos para negá-la. Assim, a abordagem do método hipotético-dedutivo é a de buscar a verdade eliminando tudo o que é falso.

Para Karl R. Popper, o método científico parte de um problema (P1), ao qualse oferecesse uma espécie de solução provisória, uma teoria-tentativa (TT), passando-se depois a criticar a solução, com vista à eliminação do erro (EE) e, tal como no caso da dialética, esse processo se renovaria a si mesmo, dando surgimento a novos problemas (P2). Posteriormente, diz o autor, “condensei o exposto no seguinte esquema:
P1__________TT__________EE__________P2
( … ) Eu gostaria deresumir este esquema, dizendo que a ciência começa e termina com problemas” (1977:140-1). Já tinha escrito em outro lugar: “eu tenho tentado desenvolver a tese de que o método científico consiste na escolha de problemas interessantes e na crítica de nossas permanentes tentativas experimentais e provisórias de solucioná-los” (1975: 14).
Etapas do Método Hipotético-Dedutivo Segundo Popper
O esquemaapresentado por Popper no item anterior poderá ser expresso da seguinte maneira:

Portanto, Popper defende estes momentos no processo investigatório:
1. problema, que surge, em geral, de conflitos ante , expectativas e teorias existentes;
2. solução proposta consistindo numa conjectura (nova teoria); dedução de conseqüências na forma de proposições passíveis de teste;
3. testes de falseamento:tentativas de refutação, entre outros meios, pela observação e experimentação.
Se a hipótese não supera os testes, estará falseada, refutada, e exige nova reformulação do problema e da hipótese, que, se superar os testes rigorosos, estará corroborada, confirmada provisoriamente, não definitivamente como querem os indutivistas.
Einstein vem em auxílio desta característica da falseabilidade quandoescreve a Popper nestes termos “na medida em que um enunciado científico se refere à realidade, ele tem que ser falseável; na medida em que não é falseável, não se refere à realidade”. (Popper, 1975a: 346).
De forma completa, a proposição de Popper permite a seguinte esquematização:

A observação não é feita no vácuo. Tem papel decisivo na ciência. Mas toda observação é precedida por umproblema, uma hipótese, enfim, algo teórico. A observação é ativa e seletiva, tendo como critério de seleção as “expectativas inatas”. Só pode ser feita a partir de alguma coisa anterior. Esta coisa anterior é nosso conhecimento prévio ou nossas expectativas. Qualquer observação, escreve Popper, “é uma atividade com um objetivo (encontrar ou verificar alguma regularidade que foi pelo menosvagamente vislumbrada); trata-se de uma atividade norteada pelos problemas e pelo contexto de expectativas (‘horizonte de expectativas’)”. “Não há experiência passivá. Não existe outra forma de percepção que não seja no contexto de interesses e expectativas, e, portanto, de regularidades e leis. Essas reflexões levaram-me à suposição de que a conjectura ou hipótese precede a observação ou percepção; temosexpectativas inatas, na forma de expectativas latentes, que há de ser ativadas por estímulos aos quais reagimos, via de regra,  enquanto nos empenhamos na exploração ativa. Todo aprendizado é uma modificação de algum conhecimento anterior” (1977:58).
Podemos dizer que o homem é programado geneticamente e possui o que se chama imprintação. Os filhotes dos animais possuem um mecanismo inato para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método hipotético dedutivo
  • Método hipotético-dedutivo
  • método indutivo,dedutivo e hipotético dedutivo
  • O método hipotético dedutivo
  • Etapas do Método Hipotético-Dedutivo
  • Metodo de pesquisa hipotético dedutivo
  • Método Hipotético Dedutivo
  • Método Hipotético Dedutivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!