Método de Prevenção de Contaminação por Necrochorume

Páginas: 6 (1464 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


Aluno(a): Fábio Dias Lima Filho
Professor: Domingos Vanderlei
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Tópicos Física








Atividade Complementar III












Recife, 2014.
Índice

1- Equação de Clapeyron, descrição e aplicação...................................................03
2- Moto Perpétuo, descrição eaplicação........................................................03 à 04
3- Experiência de Cavendish, descrição e aplicação.......................................04 à 07
4- Experiência de Michelson-Morley, descrição e aplicação...........................07 à 08
5- Bibliografia..........................................................................................................09
























1- Equação deClapeyron
A equação de Clapeyron tem este nome em homenagem ao Físico Francês Benoit Paul Émile Clapeyron que viveu entre os anos de 1799 e 1864. Clapeyron foi um dos criadores da Termodinâmica. Relacionando as Leis de Boyle, Charles Gay-Lussac e de Charles é possível estabelecer uma equação que relacione as variáveis de estado: pressão (p), volume (V) e temperatura absoluta (T) de umgás, esta equação é chamada Equação de Clapeyron.
Onde:
p=pressão;
V=volume;
n=nº de mols do gás;
R=constante universal dos gases perfeitos;
T=temperatura absoluta.

Figura 01: representação das variáveis de estado de um gás.
Fonte:http\ minhasaulasdefisica.blogspot.com

2- Moto Perpétuo
Como podemos definir um moto perpétuo? Uma definição bem simples seria que o moto perpétuo éuma tipo de máquina que produz mais energia do que consome.
Então, todos os motores que necessitam de uma energia externa para poderem funcionar, não podem ser caracterizado como um moto perpétuo, como por exemplo, um motor elétrico, um motor a explosão interna, uma turbina, etc. Todos estes motores atuais para funcionar, dependem de uma energia externa.
Na realidade, um MotoPerpétuo seria uma máquina que para funcionar não dependeria de nenhum fator do meio ambiente, ou seja, nenhuma fonte de Energia externa; deverá funcionar pelos seus próprios meios sem nenhuma interferência externa, com exceção de um acessório que permita liga-lo e que também controle a sua rotação(Figura 01).


Figura 02: Moinho de ciclo fechado
Fonte: www.feiradeciencias.com.br

3-Experiência de Cavendish

Deve-se a Henry Cavendish (físico e químico inglês que nasceu em Nice, a 10 de Outubro de 1731, e morreu a 10 de Março de 1810, em Clapham)a primeira determinação experimental da constante de gravitação universal, com uma balança de torção (exemplos nas páginas 10 e 11)por ele construída, mas não inventada, ou seja Cavendish incitado pelo seu interesse na estrutura ecomposição do interior da terra, numa carta enviada em 1783 ao seu amigo Rev. John Michell discutiu a possibilidade de construir um instrumento para "pesar a terra". Tomando emprestada a experiência do francês Coulomb que havia investigado a força entre duas esferas eletrizadas, Michell sugeriu a construção de uma balança de torção, pois a maior dificuldade decorria no facto da força gravitacional entreobjetos pequenos ser praticamente desprezável, como tal teria de ser uma balança extremamente sensível de forma a impedir-se o surgimento de qualquer efeito secundário, e para tal finalidade esquematizou a maneira de construir a dita balança de torção. Michell, entretanto, morreu em 1793, antes de realizar experiências com o aparelho. Mas a experiência continuou no laboratório da casa de Cavendish,que reconstruiu a maior parte do aparelho. Essa experiência demonstrou pela primeira vez a força direta entre duas grandes bolas fixas de chumbo e duas bolas menores de chumbo nas extremidades de um braço preso por uma fibra finíssima chamada fibra de torção. Medindo-se o grau de torção da fibra, pode-se medir a intensidade da força, determinar a constante gravitacional, examinar se é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção de contaminação
  • Contaminação Química – Prevenção no meio Laboral
  • Contaminação por Necrochorume: Cemitério Vila Nova Cachoeirinha
  • Métodos de prevenção – desinfecção e esterilização
  • gravidez na adolescencia e os metodos de prevencao
  • CARACTERÍSTICAS, FORMAS DE CONTAMINAÇÃO, TRATAMENTOS EXISTENTES E MÉTODOS DE PREVENÇÃO DA...
  • Métodos para prevenção de acidentes de trabalho nas empresas
  • Doencas transmitidas por virus e metodos de prevencao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!