Método de Partidas Dobradas

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Método de Partidas Dobradas
“A contabilidade cumpre seu objetivo como ciência do controle patrimonial, por meio do método contábil”. (PADOVEZE, 2004). O método contábil permite registrar os eventos que afetam o patrimônio da entidade. O método utilizado pela contabilidade é o das Partidas Dobradas, inclusive ele é universalmente utilizado. Ele é o principal meio processador de dados – suaamplitude de conceitos permite ser um método lógico e estruturado de processar dados e transformá-los em informações úteis e universais.

O marco da contabilidade ocorreu quando o frade franciscano e famoso matemático Luca Paccioli escreveu o livro intitulado “Summa de Arithmética, Geometrica, Proportioni et Proportionalita”, que foi publicado em 1494, na Itália. A partir desta obra, o Método dasPartidas Dobradas tornou-se mundialmente conhecido e aceito até nos dias de hoje. O frade ficou conhecido como “pai da Contabilidade”.
Esse método consiste no entendimento de que para cada devedor existe um respectivo credor. Dessa forma, cada débito corresponde a um crédito de igual valor.
Assim, se eu debito um valor, então eu credito o mesmo valor. Desse modo, o valor total do débito, serásempre igual ao valor total do crédito.
No enfoque de causa e efeito do Método das Partidas Dobradas evidenciam-se os efeitos de determinado evento econômico ocorrido na empresa.
A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados sejasempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE; DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES. CONTAS- Representam os registros de débito e crédito da mesma natureza ou espécie identificadas por um título que qualifica os elementos do patrimônio (bem, direito, obrigação ou situação líquida) ou uma variação patrimonial (receitas e despesas). Elementosda Conta- São seis os elementos de uma conta: Título – é o nome da conta. Data – marcação do tempo do fato (dia, mês e ano). Histórico – é a narração do fato ocorrido. Débito – estado de dívida da conta Crédito – estado haver da conta Saldo – é a diferença entre o débito e o crédito. Pode ser: Devedor – quando débito maior que crédito. Credor – quando débito menor que crédito. Nulo – quando débitoigual a crédito. Função das Contas- Representar graficamente o Patrimônio e suas variações. A representação é feita através dos chamados Razonetes ou Contas em forma de T. Termos Técnicos das Contas- São diversos os termos técnicos utilizados no uso das contas, entre os quais podemos citar: 1. Título da conta - é a denominação da conta. 2 . Abrir uma conta - significa iniciar a sua escrituração.3 . Debitar uma conta - significa registrar determinado valor em seu débito. 4. Creditar uma Conta - significa registrar determinado valor em seu crédito. 5 . Conferir ou verificar uma conta - significa examinar a sua exatidão. 6. Tirar o saldo de uma conta ou balancear - é a diferença entre a soma do débito e a do crédito; se o débito for maior, o saldo será devedor. Se o crédito for maior, osaldo será credor. 7. Reabrir uma conta - significa reiniciar a sua escrituração quando ela se acha encerrada, por não apresentar saldo. 8. Transferir uma conta - significa levar o seu saldo a débito ou a crédito de outra conta.
Quem já estudou ou estuda Contabilidade sabe o princípio básico é manter o equilíbrio entre as contas contábeis: cada valor de débito corresponde a um mesmo valor decrédito. O método das partidas dobradas foi criado por Lucca Faccioli, um monge que viveu na Europa, durante a Idade Média. Segundo historiadores, Lucca Faccioli teria aprendido este método com povos do oriente, com quem teve contato.
As partidas dobradas são simples, como escrito acima cada crédito corresponderá a um débito, ambos com o mesmo valor. Débito e crédito se opõem, é como se estivéssemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método de partidas dobradas
  • Metodo das partidas dobradas
  • Metodos das partidas dobradas
  • O metodo das partidas dobradas
  • O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS- CONTABILIDADE
  • Método das partidas dobradas
  • Métodos das Partidas Dobradas
  • Metodo das partidas dobradas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!