Método de mohr

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Método de Mohr

O método de Mohr foi descrito pela primeira vez em 1865 por K. F. Mohr, um químico farmacêutico alemão, que foi um pioneiro no desenvolvimento da titulometria.
O cromato de sódiopode servir como um indicador para as determinações argentométricas de íons cloreto, brometo e cianeto por meio da reação com íons prata para formar um precipitado vermelho-tijolo de cromato de prata(Ag2CrO4) na região do ponto de equivalência . A concentração de íon cromato requerida para iniciar a formação do cromato de prata sob essas condições pode ser computada a partir da constante desolubilidade para o cromato de prata.
O íon cromato deve ser adicionado em uma quantidade na qual o precipitado vermelho apareça apenas após o ponto de equivalência. Na verdade, uma concentração de íonscromato de 6,6 x 10-3 mol L-1 confere à solução uma intensa cor amarela, de maneira que a formação do cromato de prata vermelho não pode ser prontamente detectada e, por essa razão, concentraçõesmenores de íons cromato são geralmente utilizadas. Como consequência, um excesso de nitrato de prata é necessário antes que a precipitação se inicie.Um excesso adicional do reagente também deve seradicionado para produzir cromato de prata suficiente para ser visto. Esses dois fatores geram um erro sistemático positivo no método de Mohr que se torna significante em concentrações de reagentes menores que0,1 mol L-1. Uma correção para esse erro pode ser facilmente realizada por titulação de um branco constituído por uma suspensão de carbonato de cálcio livre de cloreto.
SKOOG, Douglas A. Fundamentosde Química Analítica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

O método de padronização pelo método de Mohr baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto de sódio(padrão primário), usando solução de cromato de potássio como indicador.
No método de Mohr, os íons cloreto são titulados com solução padronizada de
nitrato de prata (AgNO3), na presença de cromato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodo de mohr
  • Metodo de Mohr
  • Metodo de mohr
  • Método de mohr
  • Método de Mohr
  • Metodo de mohr
  • metodo de mohr
  • Método de Mohr

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!