Método de controle de estoques

Páginas: 6 (1335 palavras) Publicado: 27 de março de 2014






BICSAL
BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO








Quais os principais mecanismos utilizados pelo Estado diante da evolução tecnológica? E qual é o comportamento do contribuinte com esta situação?













CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO

Americana – SP

2009
Sumário





Quais os principais mecanismosutilizados pelo Estado diante da evolução tecnológica? E qual é o comportamento do contribuinte com esta situação? 1
1.Resumo 4
2.Objetivo 4
3.Justificativas 4
4.Síntese da bibliografia fundamental 5
5.Materiais e Métodos 6
6.Plano de Trabalho e Cronograma 6
7.Resultado Esperado 7
8.Referência Bibliográfica 7
























1. Resumo

As empresas do ramoindustrial, comercial e prestadoras de serviços necessitam ter estoque, que é qualquer quantidade do material que seja armazenada, para uso futuro. O estoque é composto de itens de produto acabado, em processos, matérias primas, materiais de escritório, etc. A escolha correta de um critério de avaliação do estoque é de grande importância para a geração de resultados, pois ela interfere diretamenteno Custo de Mercadoria Vendida (CMV) ou no Custo de Produto Vendido (CPV), e com isso influenciará no lucro da empresa.


2. Objetivo
Mostrar as vantagens e desvantagens na utilização dos métodos de avaliação de estoque PEPS, UEPS e Custo Médio.
Identificar as diferenças entre os dois métodos aceitos pelo fisco brasileiro.

3. Justificativas
Sendo um dos objetivos da Contabilidade deCustos a avaliação do estoque é importante observar-se o que traz a legislação brasileira (lei nº 6.404/76) artigo 183 a respeito de tal tópico:

“Os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos de comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, serão avaliados pelo custo de aquisição ou produção; deduzido de provisão para ajustá-lo ao valorde mercado, quando este for inferior”.

A escolha de métodos para avaliar os estoques tem influencia direta no lucro da empresa. Dependendo do método de avaliação de estoque escolhido pela empresa ocorrerá diferença no lucro influenciando no recolhimento de tributos.

4. Síntese da bibliografia fundamental

Quando se analisam os três principais métodos de avaliação de estoques, que comodito anteriormente são o PEPS, UEPS e custo médio ponderado, verifica-se, que os três podem ser aceitos contabilmente, mas fiscalmente não é aceito o método UEPS. A causa dessa proibição pelo fisco, segundo o CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SAO PAULO (1992:85), "... o método UEPS (...) deixa o custo dos produtos vendidos super avaliado, reduzindo conseqüentemente o lucro liquido."No caso de uma redução do lucro liquido, a empresa terá um valor menor na provisão do imposto de renda, com isso, o fisco será prejudicado. O método PEPS parece ser o método mais adequado gerencialmente já que apresenta um valor dos custos de produção mais próximo da realidade de um período para o outro. O custo médio ponderado "o método mais utilizado no Brasil...". A causa da maioria das empresasbrasileiras utilizarem o método do custo médio ponderado deve ser devido ao fato de que este apresenta um valor menor na provisão do imposto de renda quando comparado a método PEPS. O motivo deste valor maior na provisão do imposto de renda é que mesmo o Brasil não apresentando as taxas de inflação da década de 80, tem-se uma taxa de inflação que não pode ser descartada e conseqüentementeinfluenciando nos preços dos estoques adquiridos. Como já foi dito anteriormente, no caso de um aumento nos preços dos estoques adquiridos, o custo dos produtos vendidos (CPV) será maior que os demais 19 métodos de avaliação de estoque, acarretando num valor maior no lucro e na provisão do imposto de renda. Para uma visualização mais precisa dos conceitos dos principais métodos de avaliação de estoque,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos de controle de estoque
  • Métodos de controle de estoque
  • CONTROLE E MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE
  • métodos de controle de estoque
  • A importância do controle de estoque metodo UEPS
  • TCC LOGÍSTICA
  • CONTAS PATRIMONIAIS, METODOS DE DEPRECIAÇÃO E CONTROLE DE ESTOQUE.
  • Controle de estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!