método das secções homogéneas

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014


Trabalho individual Nº 1

Nome: Lyudmyla Savchenko
Nº mecanográfico: 70322


Grupo I

A. No método das secções homogéneas:

1. “Sempre que seja viável, a unidade de imputação deve coincidir com a unidade de custeio, importando, por isso, identificar uma unidade de medida da atividade das secções que satisfaça, em simultâneo, aqueles dois objetivos.”
O método das secções homogéneas(ou dos centros de custos) tem como objetivo a imputação dos custos indiretos, numa primeira etapa, às secções ou centros de custos, e numa segunda, a sua repartição pelos objetos de custeio.
O método das secções homogéneas consiste no cálculo do custo industrial e dos custos não industriais, recorrendo a centros de custos ou secções. Este método pretende a fazer a repartição dos gastos geraisdo fabrico pelos objetos de custo. Objetos de custo são os produtos ou os serviços.
Uma secção para ser considerada homogénea tem que respeitar algumas características:
• Ter um e só um responsável;
• As funções ou atividades desenvolvidas devem ser semelhantes, para que os custos respeitem a funções ou atividades idênticas, ou seja, homogéneas;
• A atividade da secção comum tem que sermedida numa unidade para todos os seus custos, de preferência que seja uma unidade de obra, por exemplo:
Horas-homem (Hh);
Horas-máquina (Hm).
Unidade de obra. É a unidade em que se expressa a atividade de cada secção. Esta unidade é simultaneamente unidade de custeio e unidade de imputação ou de controlo. Numa secção produtiva, a unidade obra é o valor de Hora-homem ou da Hora-máquina que sereflete no produto.
Chama-se unidade de imputação à unidade de medida que vai ser incorporada nos produtos finais ou noutras secções. Exemplo de unidade de imputação: Os custos referentes ao armazém de produtos acabados são imputados à produção de determinado mês - a unidade de imputação é a quantidade de produtos acabados entrados em armazém.
Unidade de custeio. É a unidade em que é expresso ocusto de determinada secção. Nos casos das secções de aprovisionamento o seu custo vária com o tempo, o mês e não com a utilização dada ao espaço. Desta forma, não podemos valorizar pelos produtos ou por atividade, mas sim pelo dia ou pelo mês.
Tudo acima referido permite concluir que afirmação dada é verdadeira.

2. “A repartição secundária permite repartir os custos das secções principais poraquelas às quais prestam serviços.”
Repartição Secundária: os custos dos Centros de Custos Auxiliares (que não são secções de produção) são repartidos pelos Centros de Custos Principais com base na utilização destes dos serviços prestados pelos primeiros. A repartição dos custos dos centros auxiliares está relacionado com os benefícios que os Centros de Custos Principais e administrativos obtêmdos serviços prestados pelos centros auxiliares. Por isso posso fazer conclusão que afirmação é falsa, o que acontece na Repartição Secundária é acontece o inverso do que está referido na afirmação dada.

3. “Não devem atribuir-se custos diretos dos produtos aos custos das secções”.
Os custos diretos - matérias-primas, mão-de-obra direta e outros custos diretos- são diretamente afetadosaos objectos de custo tendo em atenção o custo dos recursos consumidos (quantidade consumida valorizada a um custo unitário). Nos custos das secções estão incluídos os custos que não se podem determinar de forma simples e clara na fabricação ou venda dos produto ou serviço, ou seja, estão incluídos os custos indirectos. Não devem atribuir-se custos diretos dos produtos aos custos das secções.Afirmação é verdadeira.

B. “Dada empresa fabrica produtos diversificados sob especificação dos clientes, observando exigentes requisitos de qualidade e precisão. A empresa dispõe de equipamentos industriais, que programa em função das caraterísticas dos produtos; os custos com a programação são concentrados numa única secção, a qual tem sido, até ao presente, secção auxiliar.

Esses custos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seccoes homogéneas
  • Método das secções para calculo de volume de terra
  • Homogenea
  • Secções cônicas
  • Secções Cônicas
  • Seccoes Homogenas
  • Aplicaçao de Secçoes
  • Secções de fios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!