Método Clinico-Jorge Visca.

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013
O Diagnóstico Psicopedagógico Clinico se baseia na Teoria Epistemológica Convergente que foi elaborado por Jorge Visca. O Diagnóstico serve como base para que os próprios leitores/profissionais da área encontrem os recursos para que alcancem o diagnóstico do aluno ; o mesmo busca localizar as interrupções que levam o individuo a obter dificuldade na hora da aprendizagem , os alunos acabam porapresentar diversidade de sintomas , como por exemplo : falta de concentração, agressividade, baixo rendimento escolar, etc.
J. Visca tem como base a mais conhecida Teoria de Epistemologia Genética de Jean Piaget que visa analisar a aprendizagem dos indivíduos em determinadas fases da vida . Para Visca a maneira de se começar a entrevista parte da absorção de dados pessoais da criança , saber omotivo pelo qual levou a procura do profissional e termina com a devolução da análise feita .
Visca propôs o seguinte esquema dividindo em dois termos que seriam as Ações do entrevistador que leva a: E.O.C.A , em sequencia entra os Testes , a Anamnese e a Elaboração do Informe , na outra parte ele emprega como Procedimentos Internos do Entrevistador que levam ao 1° sistema de hipóteses e Linhasde investigação ; Escolha de instrumentos ,2° sistema de hipóteses e Linhas de investigação ; Verificação e decantação do 2° sistema de hipótese , Formulação do 3° sistema de hipóteses ; Elaboração de uma imagem do sujeito que articula a aprendizagem com os aspectos energéticos e estruturais, a –históricos que a condicionam .

E.O.C.A : Na EOCA o profissional deve usar diversos materiais comas crianças , para que assim possam ir se aproximando e levando a criança a ter uma confiança no mesmo, além disso , também se pede para que a criança identifiquei quais os matérias ali usados, lembrando que cada criança tem um tipo especifico de material, daí então fazem algumas perguntas como se a criança sabe o porque ela está ali , etc. Nesta sessão o profissional tem que se manter bematendo , pois se a criança se movimentar muito, quiser pegar outros materiais , além daqueles que estão acima da mesa , pode ser que a mesma tenha dificuldade na concentração , o profissional tem que anotar qualquer movimento do ser observado . Depois que a EOCA é aplicada entra então o 1° SISTEMA DE HIPÓTESES que é a onde o profissional irá hipotetizar o que a criança pode ou não pode ter .TESTES: É onde as provas operatórias entram , as mesmas servem para conhecer/ determinar os conhecimentos das crianças , lembrando também que cada fase terá seus especificados testes , existindo então as seguintes provas : Conservação , Classificação, Seriação, Espaço e as provas de Pensamento Formal . Cada uma delas serve para determinadas idades , não é que seja cada fase seja contida de uma sóprova , mas sim de diversas. Os testes tendem ser aplicados nos dias em que o sujeito estiver de bem consigo mesmo , afinal, se a criança estiver com problemas , houver alguma alteração , os testes não seram bem concluídos , então o profissional tem que conversar com a criança primeiramente, para que assim em outra sessão os testes sejam aplicados , além de tudo , o lugar onde o teste tende a seraplicado, tem que estar confortável para que a criança possa se interagir melhor . Após de ter aplicado o teste, o profissional tem que perguntar a criança o porque dela ter escolhido isso ou aquilo , o porque dela ter dito ou escolhido algo . Desta forma o profissional já começará a criar alguma hipótese mais concreta . Contudo o profissional terá que argumentar com a criança de uma forma emque a mesma entenda , entretanto se a criança não tiver o resultado esperado , o profissional tende a reformular a mesma pergunta, porém, de uma forma mais simples e mais concreta . Além das provas, o profissional tende a pedir para que a criança faça desenho do ambiente em que vive, relatando a sala de aula , as pessoas que vivem ao seu lado , que retrate ele próprio, etc.; esses testes , são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a teoria convergente de Jorge visca
  • metodo clinico
  • Metodo Clinico Piagetiano
  • Relatorio
  • Introducão ao metódo clinico
  • Metodo clinico enfermagem
  • jorge
  • jorge

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!