Método agil xp

Páginas: 8 (1994 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
MÉTODO ÁGIL XP (EXTREME PROGRAMMING)
Luciano Malaquias de Souza*
*

RESUMO: Como o emprego dos métodos para desenvolvimento de software tem se tornado mais popular, existe uma grande demanda, pela industria, da introdução de práticas de desenvolvimento de métodos ágeis. Esta tendência pode ser encontrada no método Extreme Programming (XP) como um método popular, despertando interesse tanto naárea acadêmica quanto nas comunidades de programação. Apesar disso, o XP ainda não é uma realidade na grade curricular das universidades, o que, de certa forma, impede o seu crescimento e a sua aplicação no mercado. Neste artigo, será mostrado, através de pesquisa bibliográfica, como o XP pode agilizar o processo de desenvolvimento de software, a teoria e aplicabilidade do mesmo na comunidade dosdesenvolvedores de aplicação. Palavras-Chave: Extreme Programming XP - metodologias- referências

ABSTRACT: As the job of the methods for software development if it has become more popular, exists a great demand, for the company, of the introduction of practical of development of agile methods. This trend can be found in the method Extreme Programming (XP) as a popular method, claim interest insuch a way in the academic area how much in the programming communities. Although this, the XP not yet is a reality in the curricular grating of the universities, what, of certain form, it hinders its growth and its application in the market. In this article, it will be shown, through bibliographical research, as the XP can speed the process of software development, the theory and applicabilityof the same in the community of the members of application. Key-Words:
*

Extreme Programming XP- methodologies- references

Analista de Sistemas Sênior e Docente da FIA

INTRODUÇÃO A constante necessidade de se obter resultados favoráveis na economia mundial tem obrigado a indústria a reunir esforços para dinamizar o seu processo produtivo. Para isso, muito capital tem sido empregado nodesenvolvimento de soluções informatizadas que dêem agilidade a seu processo de produção e, consequentemente, gerem um saldo positivo dentro do mercado. Porém, o processo de produção de desenvolvimento de software normalmente envolve riscos, como o atraso no cronograma, mudanças nos requisitos, saída de um importante membro da equipe de desenvolvimento, alta taxa de defeitos, sistemas tornando-seobsoletos, projetos cancelados, devido à ocorrência desses fatores de risco, dentre outros. Diante deste cenário, os métodos utilizados para o desenvolvimento de software vêm ganhando importância e gerando interesse tanto na comunidade de desenvolvedores quanto na área acadêmica. Contudo, além de os métodos tradicionais de desenvolvimento de software terem o foco voltado para a documentação,necessitam de requerimentos completos e fixos, o que os torna uma metodologia pesada e não flexível. Foi contrapondo a este cenário que surgiu o Extreme Programming – uma metodologia ágil, que visa um rápido desenvolvimento, atende às reais necessidades do cliente e, ainda, permite modificações, à medida que novas necessidades apareçam. Esse foco no desenvolvimento ágil que o XP traz, é de grandeinteresse para a indústria, podendo ocasionar inúmeros benefícios ao seu processo produtivo. Porém, atualmente faltam desenvolvedores capacitados para trabalhar com este método, gerando uma grande demanda de profissionais com este perfil. Consequentemente, a inclusão de métodos ágeis de desenvolvimento, no currículo de referência das universidades, é de grande interesse para a indústria, fornecendolhemão-de-obra qualificada e contribuindo para o desenvolvimento da metodologia. A seguir, serão apresentados os principais conceitos do XP, mostrando seus benefícios para o mercado e aplicabilidade, a inclusão do XP no currículo referencial das universidades e metodologia teórica do XP.

EXTREME PROGRAMMING (Aplicabilidade) O Extreme Programming é um modelo de desenvolvimento de software, criado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia para Desenvolvimento Ágil XP
  • Xp metodologia ágil
  • Método ágil aplicado à engenharia
  • Método Ágil ASD
  • Agil
  • AgilEs
  • Xp
  • Metodologia agil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!