Método ágil aplicado à engenharia

Páginas: 21 (5206 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2012
Método Ágil Aplicado à Engenharia



Paulo Alves de Oliveira Junior
Faculdades Alves Faria (Alfa)
Av. Perimetral Norte – Goiânia – GO – Brasil

Ariádner Silva Borges
Faculdades Alves Faria (Alfa)
Av. Perimetral Norte – Goiânia – GO – Brasil

Halinne Gonçalves Neiva
Faculdades Alves Faria (Alfa)
Av. Perimetral Norte – Goiânia – GO – Brasil

Rafael de Sousa Oliveira
FaculdadesAlves Faria (Alfa)
Av. Perimetral Norte – Goiânia – GO – Brasil



Abstract


This article proposes to conduct a case study whose focus is to use a framework that was developed to assist in the management of agile projects of information technology outside of its natural environment. Describes how an engineering company uses Scrum to optimize their processes and the adaptation framework inplace for its use. The use of Scrum provided the company studied best execution and control of their production process.



Resumo


Este artigo se propõe a realizar um estudo de caso cujo foco é a utilização de um framework até então desenvolvido para auxiliar na gestão de projetos ágeis de tecnologia da informação, fora de seu ambiente natural. Descreve como uma empresa de Engenhariautiliza Scrum de forma a otimizar seus processos e a adaptação realizada no framework para sua utilização. A utilização de Scrum proporcionou à empresa estudada melhor execução e controle de seu processo de produção.

Palavras - Chave: Scrum; Processo Ágil; Engenharia



Introdução

Com o aumento da competição entre os mercados, a agilidade e a flexibilidade se tornaram diferenciaiscompetitivos. Suportar e responder rapidamente às mudanças do mercado significa estar a um passo à frente dos concorrentes [1].
O conceito de projeto fase a fase que passava pelo desenvolvimento do conceito, testes de viabilidade, design do produto, processo de desenvolvimento, piloto e produção final vem disputando espaço com um conceito onde o processo de desenvolvimento do produto emerge deuma interação constante de uma equipe multidisciplinar em fases definidas altamente estruturadas cujos membros trabalham juntos do início ao fim do projeto [8].
Os japoneses Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi realizaram um estudo sobre um estilo de gerenciamento de projetos que produzia melhores resultados com equipes pequenas e multidisciplinares, daí temos a primeira inferência de Scrum.
Emseu artigo "The New Product Development Game" [8] publicado na Revista Harvard Business Review em 1986, esses japoneses fizeram uma comparação do gerenciamento realizado dentro de fábricas japonesas e americanas com o jogo de Rugby, onde a equipe tenta alcançar um objetivo interagindo como uma unidade.
Naquela época já se procurava uma abordagem para melhor servir os requisitos decompetitividade, o “revezamento” ou a tradicional sequência, onde equipes funcionais passam o trabalho feito à frente como se fosse uma corrida de revezamento de bastão, podem entrar em conflito com os objetivos de máxima velocidade e flexibilidade.
Segundo Ken Schwaber e Jeff Sutherland [7] o Scrum é um framework para desenvolver e sustentar produtos que são complexos logo, não se trata de uma técnica ouprocesso, mas sim de um framework em que podem ser empregados diversas técnicas e processos que consiste em times com associação de papeis, eventos, artefatos e regras sendo fundamentado na teoria de controle dos processos empíricos e sustentado por três pilares [13]:
Transparência – os gerentes de resultado devem visualizar aspectos do processo que afetam o resultado. Ao inspecionar um processo épreciso definir o ponto final do trabalho.
Inspeção – detecta variações inaceitáveis ao processo através de inspeções frequentes levando em consideração que qualquer processo é modificado pelo próprio ato da inspeção. Para a inspeção deve-se manter-se atento à frequência excessiva de inspeção ao processo e à habilidade do inspetor.
Adaptação – se após a inspeção for detectada que o processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos estatisticos aplicados a engenharia
  • MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS À ENGENHARIA
  • MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS A ENGENHARIA FLORESTAL
  • A Importancia Dos Metodos Didaticos Aplicados Ao Ensino De Calculo Para Engenharia
  • Metodos aplicados
  • Método Ágil ASD
  • Xp metodo agil
  • Método agil xp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!