Médico na creche

Páginas: 9 (2008 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
APRESENTAÇÃO

O projeto Um Anjo Bateu em Minha Porta surgiu através do interesse da coordenação pedagógica e direção da Creche Menina Angélica ao sentirem a necessidade de auxiliarem os pais quanto ao acesso ao atendimento médico para seu filhos, crianças atendidas pela instituição.
O Projeto ganhou força devido as constantes notificações aos pais sobre problemas de saúdeapresentado pelas crianças, o que impossibilitava o acesso e permanência na creche.
Devido a situação apresentada resolveu-se então formatar a proposta e buscar a parceria da Secretaria de Saúde e o Doutor Mauricio R. Alencar, médico do PSF 2 para atendimento, a principio quinzenal, das crianças que freqüentam a creche, umas em atendimento de rotina, outras para as anomalias que se apresentarempor ocasião da consulta.
Devendo, posterior a esse momento, a notificação aos responsáveis sobre os procedimentos realizados e a conduta a ser estabelecida.

JUSTIFICATIVA

O Projeto UM ANJO BATEU EM MINHA PORTA é um projeto que será desenvolvido na Creche Menina Angélica e que proporá desde o início, atividades que visem a prevenção e a promoção de saúde de crianças dacreche.
Contextualizando o trabalho à realidade local, visa-se prevenir alterações do crescimento e desenvolvimento global das crianças, além de buscar soluções para os problemas de saúde básica encontrados.
Trabalhará com a proposta de flexibilização curricular, avançando no trabalho interdisciplinar, saindo dos limites do consultório de pediatria e buscando promover a saúde eeducação infantil.
Participarão do projeto 120 crianças.
A realidade encontrada na creche nos mostra um nível sócio-econômico, em geral, baixo e de pais com baixa escolaridade, o que faz surgir um pouco de despreparo no auxilio a criança portadora de algum problema de saúde.
A demanda em nosso município quanto ao atendimento dessa clientela é enorme, pois só contamos com um pediatraatendendo no serviço público, e o atendimento só é garantido na segunda, terça, quarta e sexta-feira e a apenas dezesseis pacientes, sendo que quatro vagas são agendadas para moradores de fazenda.
Logo, se encontrados os parceiros, essas cento e vinte crianças entre zero e quatro anos seriam atendidas fora da fila de espera e com uma equidade muito maior.

Os objetivos gerais desteprojeto são contribuir para o bem estar biopsicossocial das crianças e de seus familiares e da equipe de funcionários da creche.
Para isso desenvolveria e manteria um sistema de vigilância do crescimento e desenvolvimento das crianças através da implementação de subprojetos específicos para atender problemas particulares da atenção e saúde da criança tais como: saúde bucal, parasitoses,vigilância alimentar e diagnóstico epidemiológico da desnutrição, organização institucional, detecção de comprometimento da acuidade visual e auditiva na infância, noções de autocuidado, prevenção de acidentes, doenças respiratórias agudas, planejamento familiar, estimulação psicossocial, linguagem e audição, acompanhamento do desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivo, motor, social eemocional.
METODOLOGIA

O Projeto SAÚDE UM PRESENTE PARA A VIDA desenvolverá trabalhos junto às crianças, familiares, professoras, buscando levar a elas os conhecimentos necessários para a vigilância e cuidado da saúde das crianças da creche.
O projeto mantém um grupo de estudos e discussões interdisciplinares de saúde/educação sobre os acontecimentos ocorridos na creche e dosaspectos conceituais e práticos ligados à filosofia do trabalho, para assim intervir de modo a contribuir para solucionar tais problemas, além de melhorar a qualidade e eficácia do trabalho realizado.
Buscando eficiência na intervenção será necessário que se monte um espaço onde haja condições mínimas para o atendimento do profissional envolvido na ação.
Esta forma de trabalho em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Creche
  • Creche
  • Creche
  • Creche
  • creche
  • Creche
  • Creche
  • Creche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!