mçflmaçm

Páginas: 3 (698 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2013
 Coluna Artes: “Debret e seu vigoroso retrato do Brasil”.

Os trabalhos realizados pelo artista francês Jean Baptiste Debret (1768-1848) produzidos sobre o Brasil, nos primeiros anos do séculoXIX, oferece os mais variados tipos e relações sociais: indígenas em seu “mundo natural”, escravos de todos os tipos, pequenos comerciantes, monarcas, casamentos e batizados reais e imperiais, funerais,procissões e festas religiosas em geral. Trata-se de obras cuidadosas e abrangentes a respeito do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, realizada durante a permanência do artista no país, entre1816 a 1831.
As obras, no entanto, não são concebidas como reflexo imediato das condições impostas pelo meio, mas sim uma dimensão desse meio, onde determinadas energias sociais podem ser percebidas. Aobra de arte “Exprime, portanto, valores, relações, concepções, que só ali existem e só ali se expressam. Dimensões e não reflexos de um processo social” (MENEZES, 1997, p.19).
Vejamos algumas desuas obras:
A primeira obra ilustrada, logo nos demonstra traços bem humanizados e monstrando um ambiente bem brasileiro.
A nova pintura, então, retrata as mudanças ocorridas na vida do imperador DomPedro I, tirando o monarca das nuvens, trazendo-o para a terra firme, próximo aos seus súditos. Como essa humanização do poder imperial, Debret revela, ainda, sua maior satisfação em servir a umImperador do que a um rei.

O realismo com que retratou a situação do escravo negro escandalizou a muitos. Em algumas de suas estampas retrata a crueldade dos diferentes castigos aplicados aos escravosinsubmissos. Logo corroboramos, que infelizmente os escravos eram maltratados, quando não faziam o que seus senhores ordenavam ou quando mesmo sem condições de trabalho, tinham que continuar astarefas subordinadas a eles.


Com relação á sociedade a época, no qual estava em desenvolvimento, o artista registra a partida para o passeio de uma família  de fortuna média. Segundo o antigo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!