Máscaras e mecanismos de defesa

Páginas: 14 (3323 palavras) Publicado: 22 de junho de 2011
AS MÁSCARAS ou MECANISMOS DE DEFESA

Todo ser humano tem necessidade de viver em segurança. Interessante que uma das prioridades natas do recém nascido é a segurança. Daí o medo do recém nascido de cair. É um medo preventivo contra a queda. Não fomos feitos para a queda!!

Todo ser humano tem a necessidade de ser respeitado e amado. A criança nasce chamando a atenção parasi própria, com medo de ficar só, sem proteção. Toda vez que um bebê fica só , se sente desprotegido e desrespeitado. Ainda mais quando é agredido com palavras ou fisicamente, a criança sente-se não amada, e o choro já é sinal de um sentimento ferido.
Procurando ter segurança, ser respeitado , ser amado, não rejeitado, não agredido, ou mesmo não cair mais em armadilhas destruidoras deemoções, o ser humano constrói mecanismos de defesa ou máscaras.

SUPEREGO: é a vontade de nos mostrar superiores, ou pelo menos super no sentido de se mostrar invulnerável, ou infalível. O superego se evidencia com mais intensidade muitas vezes em função da auto-estima negativa, e desejo de se impor ou de não sofrer novos desrespeitos e desonra e desfeitas.

POR CAUSA DO SUPEREGO CRIAMOSMECANISMOS DE DEFESA OU MÁSCARAS.

MECANISMOS DE DEFESA OU MÁSCARAS É a forma como queremos que os outros nos vejam, ou como encobrir o que temos medo que os outros vejam como pensamos ou sentimos que somos.

Se faltou a atenção, ou amor, arruma-se uma forma de ter essa atenção ou amor. Se houve excessos no cuidado, ou mesmo excesso no suprimento, cresce-se sem conhecer limites ou certezasde segurança e auto estima, o que impede o crescimento sadio, e a mascara é da insegurança, timidez, medo, etc.

• Para a falta de atenção dos pais ( a busca de atenção das pessoas pode ser feita de várias formas, e um comportamento comum para esse caso é procurar descontroladamente abraços e carinhos podendo cair na prostituição, homossexualismo ou adultérios. EX: Livro “A diferença que opai faz” . A busca de ansiosa de carinho é um comportamento que indica uma máscara de viver, que é apenas a ponta do iceberg.
• Para a falta de amor e carinho dos pais ( uma possível máscara é ter a atenção através de doenças gerando o hipocondríaco.
• Para excesso de agressões ( uma forma de conseguir segurança é a proteção da timidez.
• Para excesso de ameaças ( a cara fechada ou palavrassecas podem ser uma boa máscara.
• Para a insegurança de Ter o que comer ( ansiedade e irritabilidade quando tem a perspectiva de faltar algo.
• Para a frustração de pais desonestos ou infiés ( medo de se relacionar, ou medo de confiar.
• Para a proteção excessiva ( insegurança, medo de se expor em público, dificuldade em conviver com a lei.

Para não enfrentar a verdade, procurou-sefugir da realidade, fingir e cria-se os Mecanismos de Defesa, contra o medo e a ansiedade.
O problema de viver com máscaras, é que muitas delas pesam, é cansativo mante-las presas, em determinados momentos da vida elas escorregam e os outros notam a realidade. É como tentar segurar uma bola de parque dessas grandes, debaixo da água, chega uma hora você se cansa e a bola vem a tona. As máscarasnão são eternas ou fixas eternamente. É apenas uma tentativa de mudar a realidade.
Mas com isso não se muda a realidade. O que aconteceu, aconteceu, mas procura-se apenas encobrir principalmente a dor do desamor. Muitas vezes temos conflitos internos, mas nos sentimos confusos por não encontrar a causa, o que aumenta os conflitos.

ALGUNS EXEMPLOS CLÁSSICOS DE MÁSCARAS:

Ex.1: é comumo uso de máscaras em bailes de carnaval. Porque? Porque usando máscara, a pessoa se sente protegida contra o que as pessoas vão pensar e falar. Usando a máscara a pessoa faz o que tem vontade de fazer, protegendo sua identificação, a avaliação dos outros.

Ex.2: Em assaltos, o ladrão se protege contra a sua identidade das pessoas. Assaltando com máscaras, o ladrão pode depois andar à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mecanismo de defesa
  • Mecanismo de Defesa
  • Mecanismo de defesa
  • MECANISMOS DE DEFESA
  • Mecanismos de defesa
  • Mecanismos de defesa do eu
  • MECANISMO DE DEFESA
  • Mecanismos De Defesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!