Mário

Páginas: 6 (1422 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
O QUE É ALIENAÇÃO

Há inúmeros sentidos para o conceito de alienação. Juridicamente, por exemplo, refere-se à perda do usufruto ou posse de um bem ou direito pela venda. Referimo-nos a alguém como alienado mental, dizendo, com isso, que tal pessoa é louca (aliás, alienista é o médico de loucos). No ponto de vista religioso, a alienação aparece nos fenômenos da idolatria, quando um povo criaídolos e se submete a eles. Para Rousseau, a soberania do povo é inalienável, isto é, pertence somente ao povo e ele não deve perder o poder. Na vida diária, chamamos alguém de alienado quando o percebemos desinteressado de assuntos comumente interessantes nos paradigmas atuais. Em meio a tantos sentidos, há algo em comum no uso da palavra alienação; todos envolvem perda, seja a perda de algo,de posse, da mentalidade sã, da sensatez ou mesmo do poder. Perda no sentido de deixar de ter numa visão ampla, abrangendo o material e o não material.

Etimologicamente, a palavra alienação vem do latim - alienare, alienus-, e significa "tornar algo alheio a alguém". Sob este aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu.

Numa linguagem filosófica contemporânea, veremos aalienação como o processo pelo qual os atos de uma pessoa são dirigidos ou influenciados por outros e se transformam em uma força estranha colocada em posição superior e contrária  a quem produziu, ou seja, é abandonar o centro de si mesmo, exteriorizando o eu e a individualidade. Nesta acepção, a palavra deve muito de seu uso a Karl Marx (1818-1883). Contudo, vale lembrar que o primeiro autilizar-se desse termo foi Friedrich Hegel (1770-1831). Ele designava, assim, o processo pelo qual as pessoas desenvolveriam suas potencialidades nos objetos por elas mesmas criadas. Significaria, assim, uma exteriorização da criatividade humana, sendo a própria cultura uma alienação.

Karl Marx retoma a temática hegeliana, mas critica a visão otimista do trabalho ao demonstrar como o objetivo produzidopelo trabalho surge como um ser estranho ao produtor, não mais lhe pertencendo. Isso não significa que Marx não considere o trabalho condição da liberdade. Ao contrário, esse é o ponto central do seu raciocínio. Para ele, o conceito de toda concepção humanista está em que o homem deve trabalhar, só que para si, afim de que o trabalho não desumanize.

O TRABALHO ALIENADO

Será que o trabalhoaliena o indivíduo? Para Marx existe sim o trabalho alienado. Este seria o trabalho que a sociedade industrial criou, a sociedade dominada pela produção de mercadorias. O trabalho que rompe a ligação entre o homem e sua atividade vital, que exterioriza seu eu, que o faz sair de si mesmo, trabalhando pelo mero exercer das funções.

No filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin, (visto em sala deaula) mostra-se explicitamente o trabalho em sua forma de alienação. O indivíduo trabalhava em uma fábrica de peças e fazia sempre a mesma coisa: apertava roscas. Mas não sabia para quê, não tinha ideia de qual era a finalidade daquilo, era só mais um escravo do trabalho. Não havia uma finalidade para que estivesse fazendo aquilo, a não ser receber o salário no final do mês. Apesar dos absurdosdados nas sátiras do filme, o exemplo não nos foge da realidade contemporânea. As indústrias simplesmente compostas de trabalhadores fazendo meras repetições, sem conhecer, muitas vezes, o produto final daquele parafuso que ele aperta incansavelmente todos os dias. Sua realidade torna-se limitada e esse trabalho acaba por desumanizar o indivíduo, fazendo-o trabalhar como escravo de suas necessidades.Podemos disso tirar uma conclusão que, num cenário amplo, a sociedade capitalista aliena o ser humano, furtando-o de si mesmo para se tornar escravo do sistema.


LAZER ALIENADO

O trabalho em sua divisão antes do relógio, medido de acordo com o tempo natural, ou, sendo mais específico, com a luz natural, ou seja, os camponeses, artesões, enfim, a classe baixa, escrava do trabalho, antes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mario
  • Mario
  • mario
  • mARIO
  • Mas que Mario
  • MArio
  • Mario
  • Mario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!