Máquinas e equipamentos

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
Máquinas e Equipamentos

Foice Africana
Usada em terreno pedregoso e irregular, normalmente utilizados na manutenção de margem de estradas e roçada de sub-bosque ralo. Tem duas bordas e é adequada para cortar capim fino e alto.
O trabalhador se move para a frente fazendo um movimento de varredura, ou seja, cortando para os dois lados.
Foice Reta
É uma das mais apropriadasferramentas para cortar capim de haste dura sob condições difíceis, incluindo vegetação seca. Utilizada em terrenos difíceis e íngremes. Normalmente o corte é realizado somente para um lado. O longo cabo permite ao trabalhador manter uma postura ereta e que permite trabalhar afastado das galhadas.
Foice
É muito utilizada para limpar sub-bosque usando ambas as mãos. O seu peso é de aproximadamente 1Kg.Em terrenos íngremes o serviço começa na parte baixa e desloca-se para cima acompanhando as curvas de nível, fazendo com que a vegetação cortada caia nos lugares que já foram limpos. É também muito utilizado nas operações de desgalhamento.
Machado
É muito utilizado no desgalhamento, também pode ser utilizado na derrubada, traçamento, descascamento e para rachar madeira. É ainda muitoutilizado como ferramenta auxiliar de motoserras.
As partes do machado são definidas da seguinte maneira:
Os tipos variam bastante de uma aplicação a outra e também de um país para outro. A fabricação industrial levou a padronização dos modelos. A curvatura da lâmina tem a função de impedir que o machado fique aderido à madeira. Essa curvatura deve se assemelhar ao desenho de um arco. O olho da cabeçado machado é oval e terminado em ponta para permitir um cabo oval, que impede que o machado gire. O cabo deve ser de uma madeira resistente, porém, flexível, que absorva convenientemente a vibração causada pelo impacto do machado na árvore.

MACHADO DE USO GENERALIZADO: Usado para derrubada e para desgalhamento, estes machados podem ser pesados chegando até a 2kg.
MACHADO PARA RACHAR: Usadopara fazer lascas de lenha através do rachamento direto, normalmente tem o ângulo de abertura (a partir do fio em direção a cabeça) maior que os machados comuns.
Descascador Manual
É utilizado para descascar toras cuja casca não está muito ligada à madeira. O cabo é reto, redondo na secção transversal e tem comprimento variado. A lâmina tem uma largura de, aproximadamente, 15 cm e umcomprimento de 10cm, geralmente é soldada em um suporte.
Faca Descascadora
Usada para descascar pequenas peças de madeira de cerca de um a dois metros de comprimento. A lâmina curva tem 40 a 50cm de comprimento e possui cabos em ambas as extremidades. A largura é em torno de 5cm e a espessura de 5mm.
Cunhas
É uma ferramenta usada para o rachamento de madeira, também pode ser usada pelo operadorde moto-serra, as principais funções da cunha, neste case, são:
- manter a linha de corte aberta durante a derrubada, de maneira que a moto-serra não prense;
- abrir o corte de derrubada forçando a árvore na direção de derrubada desejada;
Pinças para Toras
Facilitam o levantamento, arraste e o carregamento. As pinças quando levantadas penetram na madeira, pode-se soltá-las empurrando-aspara baixo torcendo-as obliquamente. Os braços têm uma forma circular e os cabos são projetados para proteger as mãos do operador.
O peso é de 0,5 a 2,0kg, o comprimento de 300 a 500mm e a abertura máxima de 180 a 400mm.
Pinças para trabalho em equipe permitem que dois ou mais operários arrastem toras permanecendo em posição ereta para andar.
As articulações das pinças devem ser lubrificadas eas pontas afiadas. Se estas estão gastas (sem penetração), as pinças escorregam facilmente.

Picão
O picão ou esporão é fácil de construir e usar. Isso o faz ideal para o manejo de todos os tipos de madeira de pequenas dimensões. Útil no carregamento e descarregamento de madeira.
Ganchos Manuais
São usados para arrastar, empilhar, carregar, levantar e rolar toras de pequenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquinas e equipamentos
  • Maquinas e equipamentos
  • Máquinas e Equipamentos
  • maquinas e equipamentos
  • Equipamentos e máquinas
  • Máquinas e Equipamentos
  • maquinas e equipamentos
  • Maquinas e equipamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!