Máquinas Elétricas

Páginas: 33 (8083 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014


Alunos: Sarah Carmelita Braz

Curso: Eletroeletrônica - Manhã




ESTUDO DIRIGIDO
MÁQUINAS ELÉTRICAS









INTRODUÇÃO

Neste trabalho você encontrará noções de máquinas elétricas como inversores de frequência, transformadores, motores síncronos, motores de tensão contínua e alternada e controle lógico programável – CLP e com isso adquirir conhecimento para Analisar ofuncionamento e o comportamento das máquinas elétricas em instalações industriais e prediais.

















Sumário

Inversores de frequência Pág. 02
Transformadores Pág. 11
Motores síncronos Pág. 17
Motores detensão contínua Pág. 24
Motores de tensão alternada Pág. 27
Controlador Lógico Programável Pág. 29
Referencia bibliográfica Pág. 35













INVERSORES DE FREQUÊNCIA


Um inversor de frequência é um dispositivocapaz de gerar uma tensão e frequência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico. Inversor de Frequência é um equipamento versátil e dinâmico
A figura abaixo mostra resumidamente o diagrama em blocos de um inversor de frequência escalar:

Seção Retificadora
Os seis diodos retificadores situados no circuito de entrada do inversor, retificama tensão trifásica da rede de entrada (L1, L2 e L3). A tensão DC resultante é filtrada pelo capacitor C e utilizada como entrada para a Seção Inversora.
Seção Inversora Na seção inversora, a tensão retificada DC é novamente convertida em Trifásica AC. Os transistores chaveiam várias vezes por ciclo, gerando um trem de pulsos com largura variável senoidalmente (PWM). Esta saída de tensão pulsada,sendo aplicada em um motor (carga indutiva), irá gerar uma forma de onda de corrente bem próxima da senoidal através do enrolamento do motor.
Abaixo, a forma de onda na saída do inversor

Blocos do inversor
1º bloco - CPU
A CPU (unidade central de processamento) de um inversor de frequência pode ser formada por um micro processador ou por um micro controlador (PLC). Isso depende apenas dofabricante. De qualquer forma, é nesse bloco que todas as informações (parâmetros e dados do sistema) estão armazenadas, visto que também uma memória está integrada a esse conjunto. A CPU não apenas armazena os dados e parâmetros relativos ao equipamentos, como também executa a função mais vital para o funcionamento do inversor: Geração dos pulsos de disparo, através de uma lógica de controlecoerente, para os IGBT’s.
2º Bloco - IHM
O segundo bloco é o IHM (interface Homem máquina). É através desse dispositivo que podemos visualizar o que está ocorrendo no inversor (display), e parametrizá-lo de acordo com a aplicação (teclas).
3ºBloco - Interfaces
A maioria dos inversores pode ser comandada através de dois tipos de sinais: Analógicos ou digitais. Normalmente, quando queremos controlar avelocidade de rotação de um motor AC no inversor, utilizamos uma tensão analógica de comando. Essa tensão se situa entre 0 á 10 Vcc. A velocidade de rotação (RPM) será proporcional ao seu valor, por exemplo:
1 Vcc = 1000 RPM, 2Vcc = 2000 RPM.
Para inverter o sentido de rotação basta inverter a polaridade do sinal analógico (de 0 á 10 Vcc sentido horário, e –10 á 0 Vcc sentido anti-horário). Esseé sistema mais utilizados em maquinas-ferramenta automáticas, sendo que a tensão analógica de controle é proveniente do controle numérico computadorizado (CNC).
Além da interface analógica, o inversor possui entradas digitais. Através de um parâmetro de programação, podemos selecionar qual entrada é válida (Analógica ou digital).
4º Bloco – Etapa de potência
A etapa de potência é constituída...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquinas elétricas
  • Maquinas eletricas
  • maquinas eletricas
  • maquinas elétricas
  • Maquinas eletricas
  • Máquinas Eletricas
  • MÁQUINAS ELÉTRICAS
  • Máquinas elétricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!