Máquinas cnc

Páginas: 5 (1088 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

JOÃO PAULO DE CASTRO DE SOUZA

COMPONENTES DE MÁQUINAS CNC

Salvador-BA
2012
1 COMPONENTES MECÂNICOS DE UMA MÁQUINA CNC

1.1 GUIAS E BARRAMENTOS

Os barramentos são elementos de vital importância em uma máquina operatriz, pois determinam toda a precisão geométrica da máquina. Cabe a eles aresponsabilidade de sustentar os carros porta-ferramentas e orientar seus deslocamentos.
Várias formas de guias e barramentos já foram utilizadas, sempre visando reduzir o atrito e o desgaste. Com a utilização das máquinas CNC, o problema complicou-se, pois além do problema do desgaste, o problema do atrito no deslocamento dos carros porta-ferramentas tornou-se ponto crítico pelo efeito “stick-slip”. Oefeito "stick-slip" é observado quando há mudança de posição alternando entre deslizamentos (“slip”) e paradas (“stick”) e ocorre em movimentos de translação ou rotação com baixa velocidade. Em velocidades pequenas (5 a 20 mm/min), a película de óleo lubrificante é rompida e ocorre atrito estático. Os elementos de transmissão (correias e fusos) possuem comportamento elástico e se deformam quando omotor é acionado. Uma força elástica crescente é aplicada sobre o carro até que o atrito estático seja superado. O movimento acontece e a força de atrito que se opõe ao movimento diminui (o atrito passa a ser cinético), diminuindo a deformação dos elementos de transmissão de forma a diminuir a força aplicada. Isso provoca uma nova parada do carro, restabelecendo-se o atrito estático. Novosdeslizamentos e paradas podem se repetir, proporcionando erros e defeitos de usinagem.
Cabe salientar que o efeito “stick-slip” ocorre na usinagem de peças com arestas arredondadas, uma vez é realizada pela composição de movimentos de mais de um carro (este tipo de geometria de peça, geralmente, necessita baixa velocidade em algum carro para ser usinada).
A escolha de materiais adequados, tais comouma camada de resina sintética de baixo coeficiente de atrito (Turcite) e baixo desgaste ou aditivos no óleo (bissulfeto de molibdênio) podem ajudar na solução do problema. Outra solução é o uso de guias de baixo atrito e reduzido desgaste como as guias de rolamentos (Figura 3) e guias hidrostáticas. Estas estratégias para construção de guias e barramentos reduzem a potência dos servomotores paraacionamento dos carros porta-ferramentas. Nos barramentos cilíndricos é injetado entre a guia e o corpo a ela ligado, óleo sob pressão, este sistema é denominado de “cama hidrostática” ou “barramento hidrostático”, e reduz a força de atrito à quase zero.

Figura 1.1 – Barramento Revestido com Turcide.

1.2 MEIOS DE FIXAÇÃO DE PEÇAS E FERRAMENTAS

A fixação de peças em torno CNC atravésde placa com 3 castanhas podem ser acionadas de forma manual (figura 1.2) ou de forma automática com abertura e fechamento através de comando contido no programa CNC. Quando necessário, também podem ser programados posicionamentos da contra-ponta, avanço e retrocesso do mangote e luneta, para uma melhor fixação (figura 1.3).

Figura 1.2 – Placa com fixação manual de peças.

Figura 1.3 –Contra-ponta para apoio da luneta.

1.3 DISPOSITIVOS DE TROCA DE FERRAMENTAS

Nos processos de usinagem, poucas as peças podem ser usinadas com uma única ferramenta. Por este motivo, o sistema de troca de ferramentas em máquinas CNC vem sendo otimizado pelos fabricantes.
Nos tornos CNC a troca de ferramentas pode ser realizada automaticamente. Numa forma de minimizar os tempos passivosdurante a execução de um trabalho pode-se utilizar um suporte porta-ferramentas capaz de fixar várias ferramentas. Neste sistema, a troca das ferramentas utilizadas é comandada pelo programa CNC, necessitando apenas dos posicionamentos corretos das ferramentas, evitando assim as paradas no programa para eventuais trocas manuais das mesmas.
Os tornos possuem dispositivos de concepções que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquinas CNC
  • máquina. cnc
  • Máquinas cnc
  • Maquinas CNc
  • Maquinas CNC
  • Máquinas cnc
  • Máquinas cnc
  • Maquinas cnc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!