Máquina a vapor

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
No mundo atual, temos diversos tipos de máquinas que são movimentadas por motores cuja finalidade é transformar energia elétrica em mecânica, dentre outras. Mas quando surgiu a primeira máquina? Qual a primeira a ser idealizada?
Neste trabalho iremos conhecer o princípio das máquinas a vapor, quando foram criadas, a finalidade, e a contribuição para revolução industrial.CAPÍTULO I - IDEALIZAÇÃO DA MÁQUINA A VAPOR
A primeira ideia de máquina a vapor foi a chamada "aeolipile", feita por Heron de Alexandria. Consistia em uma pequena esfera de cobre com dois caninhos torcidos, conforme mostra a figura 1, e que continha água em seu interior. Colocada sobre um tripé e sobre o fogo, a água fervia e o vapor que saia pelos caninhos fazia com que a esfera rodasse. Este motor,entretanto não realizava nenhum trabalho útil. Centenas de anos depois, no séc. XVII, as primeiras máquinas a vapor bem - sucedidas foram desenvolvidas.

Figura 1

CAPÍTULO II – A PRIMEIRA MÁQUINA TÉRMICA
A primeira verdadeira máquina térmica é legada ao físico francês Denis Papin que utilizou vapor para impulsionar um mecanismo com êmbolo e cilindro, conforme mostra a figura 2. Foi Papin em1679, que inventou um aparelho semelhante à panela de pressão e, para evitar que explodisse, concebeu a primeira válvula de segurança conhecida.

Figura 2

CAPÍTULO III – A CRIAÇÃO DA PRIMEIRA MÁQUINA A VAPOR
Em 1698, mais de mil anos após a máquina de Heron, surgiu a primeira máquina a vapor de interesse industrial, elaborada por Thomas Savery, um engenheiro militar inglês. Essa máquinatinha por objetivo retirar água dos poços de minas de carvão, porém poderia explodir devido à utilização de vapor a alta pressão.
Por volta de 1712, o inglês Thomas Newcomen, aperfeiçoando as máquinas de Savery e Papin, idealizou uma nova máquina térmica que poderia ser utilizada em minas profundas com menor risco de explosões e que, além de elevar a água, poderia elevar cargas. Sua máquina foium sucesso na Europa durante o século XVIII, conforme mostra a figura 3.

Figura 3

Em 1765, James Watt, um fabricante de instrumentos para a Universidade de Glasgow, estudando uma máquina de Newcomen, procurava uma maneira de aumentar sua eficiência e minimizar os custos com o carvão utilizado como combustível. Foi, então, que elaborou uma máquina com um condensador que minimizava as perdasde calor e que possuía outras finalidades como propulsão de moinhos e tornos, pois o movimento de rotação substituiu o de sobe e desce, conforme mostra a figura 4.
A máquina de Watt que também servia à fundição e às minas de carvão teve grande êxito e acabaram substituindo as máquinas de Newcomen, pois além da versatilidade, consumiam três vezes menos carvão que essas. Para alguns, foi amáquina de Watt que ocasionou a Revolução Industrial.

Figura 4

CAPÍTULO IV - UNIDADE DE MEDIDA DE UMA MÁQUINA A VAPOR
Foi James Watt que fixou o cavalo-vapor como unidade de medida para determinar a potência de uma máquina. Na época, considerou a carga que um cavalo poderia elevar. Hoje o cavalo-vapor é à potência necessária para elevar um metro de altura uma massa de 75 kg em um segundo,conforme a figura 5.

Figura 5

CAPITULO V – UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA A VAPOR PARA LOCOMOÇÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA INDÚSTRIA MODERNA
Foi em 1804 que as máquinas a vapor foram utilizadas para a locomoção. Richard Trevithick, um engenheiro de minas fez uma locomotiva de um só cilindro com êmbolo e caldeira que carregava barras de ferro das minas de carvão, conforme figura 6.

Figura 6

O motor avapor foi utilizado nos automóveis durante o fim do século XIX e início do século XX, por mais ou menos 30 anos. O motor de maior sucesso foi fabricado por um americano chamado Stanley e esteve em uso até 1945.
O motor a vapor é uma máquina que transforma a energia térmica do vapor em energia mecânica utilizando um êmbolo que se movimenta dentro de um cilindro, assim como a máquina de Watt. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquinas a vapor
  • A Máquina a Vapor
  • Maquinas a vapor
  • Máquinas a vapor
  • Máquinas a vapor
  • Maquinas a vapor
  • Máquina a vapor
  • Maquina a vapor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!