LÚDICO OTANAEL

3434 palavras 14 páginas
O lúdico como recurso no ensino aprendizagem de geografia para crianças de ensino fundamental II, (6º ao 9º ano)
Otanael Barbosa de Brito 1 RESUMO: Este artigo diz respeito à educação, especialmente na aplicação do lúdico no ensino da geografia. Nele será explicado como o lúdico e a geografia caminham juntos, já que o ensino da geografia com a ajuda do lúdico,que quer dizer jogos, favorece o desenvolvimento da criança, principalmente no ensino fundamental, pois a ajuda dos jogos e brincadeiras estimulam o desenvolvimento de seu raciocínio. A geografia é uma ciência que tem de ser ministrada em constantes deslocamentos, pois os alunos têm pouco interesse pela disciplina. Com a ajuda do lúdico, pode-se despertar o interesse traduzido numa relação mais dinâmica entre docentes e discentes: a geografia, com a ludicidade, pode dar a sua contribuição para educação, conforme se observa na conclusão deste ensaio.

Palavras chaves: Lúdico- geografia- educação- ensino fundamental- jogos

INTRODUÇÃO

As práticas pedagógicas podem indicar muitas dificuldades por parte dos alunos em entender os conteúdos de geografia. Esse questionamento pode estar relacionado não apenas ao desinteresse dos alunos, mas, também na formação do professor.
‘’Proporcionar colaboração, interação e o envolvimento entre os alunos, mediados pelo professor a partir de uma relação participativa que articule o uso de recursos didáticos dos conteúdos programáticos com a metodologia da geografia, envolvendo atividades que envolvam a vivência prazerosa entre alunos, e entre estes e professores, deve ser um marco nas atividades de aprendizagem’’. (Oliveira, 2000, p.10.) Os alunos não se interessam pela disciplina, e o professor é peça fundamental, pois só o lúdico sozinho em nada pode contribuir.
Segundo Marta Kohl de Oliveira (1997, p. 125), “no brinquedo a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado”. O

Relacionados