LÍNGUA PORTUGUESA BACEN/2002

18581 palavras 75 páginas
LÍNGUA PORTUGUESA

BACEN/2002 – ANALISTA b.1 – GABARITO 1 – Questões de 1 a 13

O texto abaixo serve de base para as questões 01e 02.

O processo de reestruturação da economia brasileira alterou radicalmente o cenário _____1_______ atuavam as instituições financeiras. A abertura da economia, _____2_______ incremento das importações e exportações, além de exigir o desenvolvimento de produtos e serviços ágeis no mercado de câmbio, revelou o grau de ineficiência de alguns setores industriais e comerciais domésticos, com baixa lucratividade e deseconomias, ______3______ refletir-se na incapacidade de recuperação de empréstimos concedidos pelos bancos. ______4______, atuou o corte de subsídios a alguns setores econômicos, aumentando o grau de inadimplência para com o sistema bancário. Além disso, as políticas monetária e fiscal restritivas adotadas a partir da implementação do Plano Real contribuíam adicionalmente para as dificuldades creditícias enfrentadas por alguns setores da economia, ____5_____ forma passageira.
(www.bcb.gov.br)

01) Assinale a opção em que uma das sugestões não preenche a lacuna com coesão e coerência.
a) 1 em que / no qual
b) 5 mesmo que de / apesar de
c) 3 que passou a / o que veio a
d) 4 No mesmo sentido / Com a mesma orientação
e) 2 acompanhada do conseqüente / seguida naturalmente do

02) Assinale a opção que não dá continuidade ao texto, de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta.
a) O que evidenciou uma relativa incapacidade de algumas instituições financeiras promoverem, espontânea e tempestivamente, os ajustes necessários para sua sobrevivência no novo ambiente econômico foi a conjugação desses fatos anteriormente enumerados ao desaparecimento do "imposto inflacionário", após a estabilização da economia.
b) Conjugado ao desaparecimento do "imposto inflacionário", após a estabilização da economia, esse conjunto de fatores evidenciou uma relativa incapacidade de algumas instituições financeiras promoverem,

Relacionados