Língua acadiana: breve análise da história, fonologia e morfologia

2459 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANA

LÍNGUA ACADIANA
Breve análise da linguística

São Paulo
Dezembro
2012
Arthur Major de Sousa, NºUSP 7618377, História - vespertino

LÍNGUA ACADIANA
Breve análise da história, fonologia e morfologia

Trabalho apresentado ao Prof Dr. Reginaldo Araújo, da disciplina de Introdução às Línguas Semíticas.

HISTÓRIA
O acádico ou acadiano é uma das mais antigas línguas da família Semítica (junto ao eblaita, que alguns Assiriólogos classificam como uma variação do acadiano). Pela classificação moderna, ele pertence ao ramo Oriental da família, sendo amplamente falado na região da Mesopotâmia e como língua franca no Antigo Oriente Próximo até os últimos séculos antes de Cristo, quando foi substituído pelo aramaico. Seu nome deriva da antiga cidade de Akkad (ou Acade, Agade), capital do Império de Sargão I (Šarru-kinu 'o verdadeiro rei') e da dinastia sargônida (ca. 2300- ca. 1950 AEC).
Conquistas e reinado de Sargão, o Grande
Sargão promove a conquista das cidades-Estado sumérias e do Elam, avança sobre todo o vale do Tigre e Eufrates, atingindo, segundo as crônicas tardias, o Mediterrâneo e partes da Anatólia. Durante esse período, o acadiano estabeleceu-se como língua oficial, tendo o cuneiforme desenvolvido pelos sumérios como sistema escrito. A partir de então, torna-se dominante na região, sendo adotado inclusive nas relações diplomáticas com outros reinos e impérios. Das Cartas de Amarna, uma coleção de correspondências diplomáticas entre as grandes potência do século XIV AEC do Antigo Oriente Próximo encontradas no sítio de El-Amarna (antiga capital Akhetaten) no Egito, a maior parte está escrito em acadiano (cuneiforme).
O primeiro registro escrito de acadiano foi em nomes próprios mencionados em textos sumérios do Período Fara (ca. 2800 AEC); a partir ca. 2500 AEC já são encontrados textos inteiramente em acadiano. Após o perído sargônico (2500-1950) podemos notar a

Relacionados

  • historia da africa vol I
    347677 palavras | 1391 páginas
  • VAINFAS Ronaldo CARDOSO Ciro
    153387 palavras | 614 páginas