Léxixo mental

1251 palavras 6 páginas
Faculdade Porto – Alegrense

Prática VI

Nomes: Fernanda de Carvalho Rocha e Patrícia Maurer de Souza

Professora: Me. Denise dos Santos Duarte

Léxico Mental

O dicionário Aurélio define o léxico como “o conjunto de palavras usadas numa língua, ou num texto, ou por um autor”, ou seja, podemos defini-lo como o acervo de todas as palavras, o vocabulário de uma língua o qual os falantes têm a sua disposição e se utilizam para expressar-se oralmente, ou através da escrita; bem como compreender um determinado discurso, seja escrito ou falado, enquanto receptor.

Mas, o que é o léxico mental? Como o próprio nome diz, o léxico mental é o acervo ‘particular’ que cada falante dispõe em seu cérebro, mais especificamente em sua memória a longo prazo, para fazer uso como interlocutor ou receptor de um discurso.

Nosso cérebro possui um extenso repertório de palavras as quais designamos de entradas lexicais. É em virtude deste acervo lexical que podemos completar frases como esta que segue:

O presidente disse que todas as acusações não passam de intriga da .............................

É possível definirmos o léxico mental como um grande dicionário mental que contém um número superior de palavras aos dicionários livros de nossa língua. E, ainda, podemos dizer que o nosso dicionário mental encontra-se sempre mais atualizado que estes. Ainda que, o número de palavras que o falante é capaz de compreender, definido como léxico passivo, é superior ao número de palavras que ele utiliza como léxico ativo. Isto é, utilizamos as palavras mais no modo receptivo, ou seja, através da compreensão destas num determinado discurso como receptores que ativamente.

O léxico se estrutura através de associações que fazemos de elementos que revelam uma certa estrutura do conhecimento. Cada palavra seja ela um verbo, um substantivo ou um adjetivo que conhecemos é associada a outros elementos estruturados em nossa mente conforme a nossas experiências de mundo.

Em geral, as

Relacionados