Lyonelll

9929 palavras 40 páginas
TEORIA DA COMUNICAÇÃO

AUTOR: PROF. RICARDO FORTUNATO

AULA 3 - O surgimento da Teoria Funcionalista

Síntese:

Nesta aula, falaremos sobre o surgimento da Teoria Funcionalista. Mas antes de iniciarmos uma abordagem sobre ela, é necessário explicar a você qual era o contexto no qual o Funcionalismo se insere. Lembrando que para fazermos essa contextualização, como foi explicado na primeira aula, é necessário reconstituirmos os principais fatos históricos, políticos, sociais e culturais, pois, do contrário, não ficará claro a importância que esses primeiros estudos sobre a comunicação representaram naquele período.

Contexto Histórico: positivismo

Auguste Comte (1798-1857) criou uma doutrina chamada positivismo, e que teve por princípio interpretar todos os fatos ocorridos com os seres humanos a partir de uma abordagem que tinha como referencial as ciências naturais. Ou seja, o filósofo acreditava que tudo aquilo que ocorria com o homem era determinado pela natureza. Este pensamento contribuiu para o desenvolvimento das ciências humanas. (Saiba mais. http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u203.jhtm)

A sociologia de Émile Durkheim

As idéias iniciadas por Comte abriram caminho para o surgimento de outras abordagens que também tinham como objetivo analisar os fenômenos que aconteciam na sociedade. A principal delas é a sociologia desenvolvida por Émile Durkheim. Este modelo foi chamado de sociologia funcionalista, pois fazia parte de sua metodologia positivista as comparações entre o corpo humano e a sociedade. Isto é:

“ele acaba definindo a sociedade como um organismo, composto por partes que garantem a sobrevivência do todo por meio do desempenho de funções específicas. Funções, nesse caso, são os efeitos provocados no todo por uma das partes constituintes” (Vilalba, 2006, p. 73).

Para que você entenda de que maneira era possível analisar a sociedade comparando-a com um corpo humano, cito um trecho do trabalho de Dráuzio Varella, no

Relacionados