Luz das luzes

Páginas: 15 (3683 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Luz das luzes aquilo que só pode ser visto,ouvido e palpada com aquilo que é incognicível e está além de nós mesmos,reside na luz do Aelohim que vive em cada ser que ama e vive a vontade de Deus e segue Jesus Cristo o Salvador interno e externo.


A LENDA DE HIRAM - O SEU SIGNIFICADO FILOSÓFICO

Dom, 03 de Abril de 2011 16:29 | Escrito por Armando Filippi Cravo |








ALENDA DE HIRAM

SEU SIGNIFICADO FILOSÓFICO







Como é do conhecimento de todos os Maçons preocupados em conhecer a Ordem, procuramos entender a Maçonaria Especulativa como um sistema escudado na moral e composto de símbolos, lendas e alegorias. E que no estudo de suas lendas o Maçom deve buscar além do sentido moral dos fatos verem também o seu lado místico. O entendimento dos símbolosapresentados é muito mais importante do que os fatos históricos da narrativa.

A nossa instituição precisa ser urgentemente restaurada no que diz respeito ao estudo místico dos símbolos, lendas e alegorias, voltando as suas verdadeiras origens, pois seus rituais atuais estão muito longe de representar em sua síntese filosófica a antiga e tradicional Maçonaria Operativa.

Por esta razão elanecessita receber algumas informações que com o passar dos tempos acabaram por serem esquecidas ou propositalmente retiradas de seus rituais se afastando das suas origens primárias.

A Maçonaria Operativa trazia a verdadeira mensagem do Mistério do Fogo Sagrado, da Arte-Real e do Amor Mágico, de uma forma simbólica e alegórica, de modo muito mais fiel e sem deturpação da mensagem original.

ALenda de Hiram é um dos exemplos de um relato ao mesmo tempo simbólico e alegórico que contém verdades e fatos da natureza humana, que requerem uma chave exata para sua interpretação e compreensão, mesmo assim ela se manteve através dos tempos como uma mensagem fiel dos segredos milenares.

A Lenda de Hiram comporta a interpretação de um sentido cósmico, filosófico e individual sendo uma tradiçãotransmitida e interpretada, de boca ao ouvido a um bom irmão, dentro do Templo interior (do seu coração) para auxiliar no aperfeiçoamento do ser humano iniciado nos mistérios da Arte Real.

Além disto, ela também estimula a imaginação do Mestre para em um segundo momento se converter em motivo para a visualização das virtudes básicas que dirigem o comportamento do homem iniciado, virtudesimportantes que o conduzem ao desenvolvimento da intuição, de forma a abrir as portas do Templo da Verdade que representa o mundo interno de cada um de modo que possa contemplar a sua beleza.

O Templo a que me refiro é aquele corpo humano puro, dominado, educado e guiado pela verdade e pelas virtudes.

É um Templo místico da imagem que representa o Universo e o ser humano ao mesmo tempo, contendoas maravilhas da criação. Esta Lenda alegórica disfarça e oculta a Grande Verdade da Iniciação Interna do Ser Humano em que todo Maçom poderá entendê-la pela observação e estudo, da aspiração e da meditação.

A Lenda de Hiram no Terceiro Grau tem a finalidade de preparar o Mestre Maçom para se defrontar com Deus, com o Fogo Sagrado que representa a Divina Kundalini, onde David, Rei de Israel(Personalidade - Chakra Básico), depois de acumular bens materiais, prazeres sexuais da vida, imensos tesouros, se propôs erguer um Templo ao Deus de Israel, mas pela vaidade e luxúria acabou por desviar-se do caminho da virtude (em vez de praticar a Arte-Real, o Amor Mágico, a Maithuna ou a Magia Sexual), passou a viver dentro de um ambiente carnal e animal e sem a sublimação do amor, não divinizandoda energia primordial.

Com esta atitude, faltou-lhe a proteção do Ser Supremo. Daí sua decisão em outorgar a missão da construção a seu filho Salomão (Sol Man - Homem Solar) e este querendo fazer de seu corpo um Templo digno para o Deus íntimo, solicitou a seu amigo Hiram Rei de Tiro, na lenda representa a Consciência Elevada, o Sol Espiritual, que lhe enviasse um competente mestre arquiteto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIDADE LUZ E AS LUZES DA MAÇONARIA
  • luzes e sombra
  • O Século das Luzes
  • Luzes da educação
  • MinistracaoFesta Das Luzes
  • a luz
  • A luz
  • seculo das luzes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!