LUVA DIGITAL GUIA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL

899 palavras 4 páginas
luva DIGITAL GUIA para portadores de deficiência visual

1. RESUMO

É possível notar que uma das maiores dificuldades que os deficientes têm em realizar tarefas rotineiras vem desta falta de senso de aproximação e distância dos obstáculos ou objetos em sua volta, tendo de necessitar de ajuda de outras pessoas, cães adestrados ou até sua tão conhecida bengala.
Para isso, desenvolvemos um projeto voltado para maior integração dos deficientes com o mundo em sua volta.

2. ELABORAÇÃO DO PROJETO
2.1 PROJETO BÁSICO

2.1.1 Objetivo:

Desenvolver um sistema capaz de proporcionar aos deficientes visuais um sentido de aproximação, podendo contornar os objetos, caminhando pelos ambientes de forma autônoma, sem necessidade de auxílio.
Para isto utilizaremos uma interface digital para comunicação entre o utilizador e a luva através de sensores ultrassónicos programados em uma plataforma de prototipagem e componentes Rotate Cushioned (Motores de vibração na altura do punho), que indicará com maior intensidade quando o obstáculo ou objeto estiver cada vez mais próximo. Relação de intensidade estabelecida pelo método sonar (Navegação e Determinação da Distância pelo Som).

Para alimentação deste circuito é utilizado bateria de uso convencional +9 Volts, quando seu nível de carga estiver baixo e sua substituição nescessaria o utilizador facilmente perceberá o baixo desempenho do equipamento para isto seu compartimento para substituição é encontrado em fácil acesso na parte superior da luva.

Nosso projeto é desenvolvido com baixo custo financeiro sendo bastante acessível a todos e com uma adaptação instantânea, sem precisar de treinamentos para o manuseio, pontos que são relevantes para o publico ao qual será destinado.

2.1.2 Normas Adotadas:

IEC 61131-3:
Programação de controladores e suas linguagens

NBR IEC 62132-1:2011:
Circuitos integrados — Medidas de imunidade eletromagnética,
150 kHz a 1 GHz.

NBR IEC 61967-1:2011:

Relacionados