Luteranismo

Páginas: 7 (1673 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Congresso de Viena
O congresso de Viena foi iniciado em 1814, após a abdicação de Napoleão Bonaparte. O tema central foi à preocupação com o equilíbrio de forças. Os trabalhos foram interrompidos durante o “Governo dos Cem Dias” e retomados após a segunda abdicação do imperador Frances, em 1815. O encontro foi organizado pelas grandes potencias europeias da época (França, Prússia, Rússia,Áustria, Grã-Bretanha). O objetivo era impor a ordem legitimista, retraçar o mapa da Europa das dinastias. Mas a Europa revolucionaria logo manifestou sua voz.
A reação dos conservadores
A partir de 1792, com a execução do rei e da rainha da França pelo governo revolucionário, ocorreu a ruptura entre o novo governo francês e os soberanos europeus, que viam no andamento do processo revolucionárioFrancês um ameaça de contágio e um perigo para a integridade de seus Estados. Decididas a sufocar a revolução, as monarquias se uniram contra o novo regime. Primeiro veio a declaração de guerra da Áustria, seguida pela Prússia, Rússia, Holanda, Espanha, Sardenha e Inglaterra. As alianças contrarrevolucionariam alcançaram a vitoria em 1814, com a quede de Napoleão e o inicio das reuniões do congressode Viena.
Os diplomatas reunidos na capital austríaca tinham como objetivo esclarecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções e restaurasse a estabilidade abalada pela revolução francesa e pelas guerras napoleônicas. Para isso tornava-se necessário restaurar as fronteiras europeias de 1789. No entanto, conscientes de que seria impossível ressuscitar toda a política doantigo regime, até os políticos mais conservadores reconheceram a urgência de elaborar constituições que garantisse um mínimo de direitos políticos e sociais para a coletividade.
O processo de reconstrução política da Europa teve inicio com a entrega do trono francês a Luis XVIII, irmão de Luis XVI, que foi assassinado durante o processo revolucionário francês. A frança perdeu grande parte dosterritórios conquistados por Napoleão, e também foi obrigada a pagar uma indenização ao longo de cinco anos. Em 1814, Luís XVIII outorgou uma constituição que reconhecia as liberdades de expressão, imprensa e culto, mas concentrava o poder na Coroa. A constituição Francesa serviu de modelo para outras nações que buscavam amenizar os conflitos sociais que cresciam a cada dia.
O novo equilíbrioeuropeu:
Embora Viena estivesse representados todos os Estados europeus, as principais decisões ficaram a cargo dos dirigentes das grandes potencias: Clemente Metternich, primeiro-ministro da Áustria; Alexandre I, czar da Rússia; Robert Stewart, Visconde de Castlereagh, primeiro-ministro inglês; e Frederico Guilherme III, rei da Prússia. Esses líderes defendiam dois princípios básicos: o dalegitimidade e o do equilíbrio do poder.
O principio da legitimidade determinava as dinastias reinantes no período pré-revolucionários deveriam ter de volta seus tronos e os territórios que possuíam em 1789. O principio do equilíbrio de poder propunha que as potencias vencedoras teriam o direito de obter novas possessões fora da Europa e manter aquelas que já controlassem, como recompensa pelaparticipação na luta contra o imperador francês. Esse último princípio facilitou a anexação de territórios pelas grandes potencias europeias. Os governantes legítimos que haviam sido depostos tiveram seus tronos restabelecidos.
O congresso de Viena trouxe benefícios consideráveis às potencias que lideraram o encontro. Contudo a Inglaterra foi a grande vitoriosa. O estabelecimento da livre navegaçãodos mares e rios e o projeto que colocaria fim à escravidão contribuíram para o desenvolvimento das relações comerciais e a consolidação do poderio marítimo britânico.
A Santa Aliança:
Em 1815, Rússia, Prússia e Áustria uniram-se na Santa Aliança, um pacto político-militar de caráter conservador. Criada para garantir a realização das medidas aprovadas no Congresso de Viena, a Santa Aliança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Luteranismo
  • Luteranismo
  • Luteranismo
  • Luteranismo
  • Luteranismo
  • Luteranismo
  • Luteranismo.
  • Luteranismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!