Lutas por direitos sociais no século 19

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
-------------------------------------------------
Direitos sociais
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estadointervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Assim, diferentementedos direitos liberais, se realizam por meio de atuação estatal, com a finalidade de diminuir as desigual
Os direitos sociais do homem consistem em: o direito à vida (direitos da mãe, direitos da infância, direito das famílias numerosas); direito à igualdade do homem e da mulher; direito a uma educação digna do homem; direito de imigração e de emigração; direito de livre escolha para aderir àsdiversas associações econômicas, políticas e culturais.
-------------------------------------------------
[editar]Origens
A despeito de registros anteriores, os direitos sociais começam a surgir, nos moldes atuais, em decorrência da Revolução Industrial do século XIX, que passa a substituir o homem pela máquina, gerando, como conseqüência, desemprego em massa, cinturões de miséria e grande excedentede mão-de-obra. Tudo isso gerou evidente desigualdade social, fazendo com que o Estado se visse diante da necessidade de proteção ao trabalho e outros tantos direitos. Contudo, os direitos sociais tiveram realmente seu ápice com o marxismo e o socialismo revolucionário, já no século XX, que trouxeram uma nova concepção de divisão do trabalho e do capital. Por isso, entende-se que os direitossociais foram aceitos nos ordenamentos jurídicos por uma questão política, isto é, para evitar que o socialismo acabasse por derrubar o capitalismo vigente. Gerando a desigualdade social.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_sociais
Segunda geração de direitos: sociais 

A partir do século XIX, a Revolução Industrial inglesa provocou mudanças sociais profundas que influenciaram outros países.Assim, surgiram novos problemas, que se tornaram o cerne das lutas sociais. 

O crescimento das cidades com a presença das fábricas, as difíceis condições de vida e trabalho dos operários e da população pobre, a marginalização da vida política e tantas outras questões favoreceram a organização dos operários em sindicatos, alimentados por novas idéias e novos projetos de organização da sociedade. Nesse contexto, sob a influência do pensamento socialista, o movimento sindical europeu questionou a enorme distância entre os princípios inscritos nas declarações de direitos e a dura realidade vivida pelos operários e outros segmentos da população. 

As extensas jornadas de trabalho, os baixos salários, as dificuldades com a moradia, a saúde e a educação dos filhos, além das proibições demanifestação político-sindical, chocavam-se de frente com os direitos propostos ou indicavam a insuficiência dos mesmos. 

Nas lutas sociais, portanto, os operários passaram a reivindicar novos direitos, ocorrendo uma ampliação progressiva dos direitos do homem e do cidadão. Nessa luta, insistiam na necessidade da presença do Estado para garantir o efetivo exercício desses direitos a todos os que,por sua posição subalterna na sociedade, estavam impedidos de exercê-los. 

A partir desses movimentos sociais, surge a chamada ?segunda geração de direitos?. Se os direitos da primeira geração tinham por referência a liberdade, esses têm como tônica a igualdade. 

São também chamados de direitos sociais, econômicos e culturais e incluem, entre outros, o direito a trabalho, organizaçãosindical, greve, estabilidade no emprego, segurança no trabalho, previdência social, saúde, educação gratuita e acesso à cultura e moradia. 

No século XX, os grandes conflitos mundiais, o genocídio nazista e a destruição de cidades japonesas pela bomba atômica promovida pelos EUA representaram violações sistemáticas e desenfreadas dos direitos do homem e do cidadão, mobilizando governos, entidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • luta por direitos sociais no século XIX
  • UM SECULO DE LUTA PELO DIREITO A SAUDE
  • Doutrinas Sociais do Século 19
  • A luta por direitos sociais
  • Direitos Sociais do Século XIX
  • politicas de saude no brasil um seculo de luta pelo direito a saude
  • POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL – UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE
  • POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!