Lutas na educação física

Páginas: 20 (4961 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
REVISTA DE

EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 135 NOVEMBRO DE 2006

Artigo Original

AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Fortaleza - CE - Brasil.

Resumo Este artigo tem o objetivo de compreender como os professores de educação física estão utilizando o bloco de conteúdos proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - EducaçãoFísica, no que se refere à prática das lutas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa, onde 50 professores, da rede pública e privada de educação, de Fortaleza (Ceará - Brasil), responderam a um questionário. Os resultados demonstram que um número pouco

expressivo de professores utiliza esta modalidade como parte de seus conteúdos em aulas. Concluiu-se que aeducação física deve proporcionar diversas formas de cultura corporal, como as atividades relacionadas às lutas, que devem fazer parte das modalidades ofertadas aos discentes. Para isso, é necessário que os professores façam cursos de atualização ou usem a criatividade, buscando alternativas na área. Palavras-chave: Educação Física, Escola, Lutas.

Original Article COMBATS IN PHYSICALEDUCATION AT SCHOOL Abstract This article aims to understand how physical education teachers are using the group of contents proposed in the National Curricular Parameters – Physical Education, regarding the practice of _________ Recebido em 19.02.2006. Aceito em 26.07.2006.


combats. For this a quantitative approach was used, where fifty public and private schoolteachers, from Fortaleza (Ceará – Brazil), responded to a questionnaire. The results show that an expressively small number of teachers used this modality as part of their class content. We concluded that physical education must provide diverse forms of body culture, such as activities related to combat, which should form part of the modalities offered to the students. Forthis, it is necessary that teachers take updating renovation courses or use creativity, seeking alternatives in the area. Key words: Physical Education, School, Combats.

REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Nº 135 - NOVEMBRO DE 2006 - PÁG. 36-44

REVISTA DE

EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 135 NOVEMBRO DE 2006

INTRODUÇÃO A educação física que queremos é a de qualidade e,como tal, a diversidade é um ponto fundamental para se conseguir esta finalidade. Na diversidade, valoriza-se a dimensão das múltiplas leituras da realidade e a conseqüente ampliação das possibilidades de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Tendo em vista este aspecto, o presente artigo procura compreender como os professores desta disciplina estão utilizando obloco de conteúdos proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) - Educação Física, no que se refere à prática das lutas no contexto atual da educação física escolar. Como meio de se atingir os objetivos gerais da educação física, utiliza-se a prática das lutas, sem, contudo, deixar de incentivar os esportes com bola, as ginásticas, o atletismo, a dança, os jogos e as brincadeiras.Entende-se como lutas, não somente as modalidades tidas como tradicionais (Judô, Caratê, Kung Fu), mas, também, a prática da luta informal. Ao se lecionar a disciplina de educação física, da educação infantil até o ensino médio, comprova-se que as lutas fazem sucesso em todas as faixas etárias. Na educação infantil, as lutas de animais (luta do sapo, luta do jacaré ou a luta dosaci) têm ajudado muito na liberação de agressividade das crianças, além de serem trabalhados, nestas atividades, todos os fatores psicomotores. No ensino fundamental, lutas que requerem um maior esforço trazem excelentes respostas, como a luta do “empurra e puxa” ou o “uga-uga” (tirar o colega de dentro do círculo central). No ensino médio, as modalidades começam a ser exploradas de uma maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As lutas na educação física escolar
  • Lutas educação fisica
  • Lutas na educação fisica
  • O ensino de lutas na educação física
  • educação física : Lutas
  • Lutas na Educação Física Escolar
  • lutas aplicadas a educaçao fisica
  • Lutas na educação física escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!