Lutas (karatê)

Páginas: 6 (1408 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
INTRODUÇÃO
A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades das crianças.Através desse processo de educação,especificamente iremos trabalhar lutas com o intuito de mostrar defesas pessoais para crianças.Visou-se avaliar o comportamento e as posturasdas crianças dentro das atividades de lutas desenvolvidas e orientar sua conduta mediante atividades em grupo, amenizando a violência, principalmente a violência entre amigos.











MÉTODOS E MATERIAIS
Este estudo foi realizado em um Clube de Recreação e Lazer na cidade de Pilar/BA. As atividades foram desenvolvidas para alunos de ambos os sexos, com faixa etária entre06 e 11 anos de idade. No início foi aplicado o questionário teórico sobre lutas dando ênfase ao karatê, na sequência desenvolvemos alongamentos e aplicamos técnicas de golpes de karatê pa sua defesa pessoal, finalizamos com uma atividade lúdica envolvendo lutas em duplas. Materiais usados:giz,bola.



DESENVOLVIMENTO
Importante é perceber o quanto e como as lutas e artes marciaisestão presentes em nossa sociedade atualmente, os meios e as formas pelas quais chegam até nós. Podemos passar quase desapercebidos das suas manifestações, esquecendo que são parte da cultura do movimento humano, historicamente produzidas e enriquecidas com a cultura dos seus povos de origem.
No Brasil, não somos iniciados em uma arte marcial específica, como ocorre na China, ou na Coréia do Sul, porexemplo, onde trata-se de uma questão cultural do nosso país. A Capoeira, tão popular e presente na nossa história, poderia ser elevada à condição de “arte marcial nacional”, como o karatê é no Japão.
Atualmente, as artes marciais são praticadas visando diferentes finalidades como lazer, participação de um grupo social, defesa pessoal, disciplina da mente, condicionamento físico. Algumaspessoas também utilizam as artes marciais como uma forma de fugir do estresse diário. As pessoas, geralmente desejam e procuram estímulos que provocam ‘estados de agitação’, excitações e estímulos emocionais, na maioria das vezes, como um meio de fuga ou do tédio da vida rotineira, ou para livrar-se de frustrações acumuladas. Para os atletas, o esporte serviria como um canal para expressarprincipalmente as tendências agressivas, como um meio para sublimar as tendências anti-sociais, tornando seus praticantes mais sociáveis e amistosos, ou seja, serviria para que a agressividade se expressasse de maneira inofensiva e aceitável e fosse transformada em hábitos saudáveis.
A maioria das modalidades dos esportes de luta que conhecemos hoje estão elevadas a um estado esportivo que descaracteriza opróprio conceito de arte marcial: “esporte de luta” é a denominação que recebem em eventos esportivos, como as Olimpíadas.
Ainda que não tenha origem oriental, a nossa capoeira também está definindo-se como arte, expressão corporal, esporte, atividade física para a saúde, lazer, socialização. A “capoeira ‘se joga’: não é ‘arte marcial’ de iniciativa agressiva”.
Dentre os estilos ocidentais deluta podemos citar: Savate, Kick Boxing, Boxe, Luta Livre, Capoeira, Esgrima, Sambo, Krav Magá, e outros. Algumas modalidades de lutas foram criadas a partir da união de várias artes. O Kick Boxing, por exemplo, é uma união do Boxe, do Karatê e do Taekwondo.


A ORIGEM DO KARATE

Karate foi originado na Índia ou na China, há aproximadamente doze séculos. A medida em que a arte foi sendodesenvolvida, estudada, cultivada e transmitida através das gerações, mudanças e contribuições foram somadas para a formação de diversos estilos de karate em evidência atualmente.O grande responsável pelo desenvolvimento do karate, foi o mestre Gichin Funakoshi, que introduziu o karate como esporte no Japão. O mestre Funakoshi pretendeu com seu método que visava a educação física como forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • luta karate
  • LUTAS KARATÊ
  • Portf Lio LUTAS Karate E Jiu Jitsu
  • Karate
  • Karatê
  • Karate
  • karate
  • Karatê

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!