LUTAS KARATÊ

Páginas: 15 (3654 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Nome: Claudineia Rafaela M. Felix RA.: B2867J-0
Simone A. Santos RA.: B5710I-7
Roberto Silva de Castro RA.: B50002-6
Felipe A. A. M. dos Santos RA.: B56GJA-4
Benedito Rodolfo Carvalho RA.: B53501-6Thiago Viana RA.: B49JEA-9
Everton Daniel Gonçalves RA.: B5169A-6
O Karatê tem a sua origem na Índia e posteriormente na China, há aproximadamente 12 séculos. As suas origens reportam-se ao monge budista Bodhi Dharma, uma vez que foi ele quem desenvolveu o sistema marcial conhecido como Shorinji Kempo (ou Kung Fu Shaolin). Foi Sakon Matsumuraquem, em 1900, alterou o nome de To-De para Okinawa-te.
Em 1901 o To-De deixou de ser ensinado de forma secreta, e passou a ser ensinado de forma obrigatória nas escolas de Okinawa (Japão). Nesse período havia três principais núcleos de "Te" em Okinawa e estes núcleos eram as províncias de Shuri, Naha e Tomari. Consequentemente, os três estilos básicos tornaram-se conhecidos como Shuri-te,Naha-te e Tomari-te.
O Karate moderno foi aprimorado e divulgado por Gishin Funakoshi (1869-1957), após estudar muitos anos na ilha de Okinawa. Em 1922, já em Tóquio, passou a ensinar nas universidades e seus alunos se espalharam por todo o Japão, difundindo seu sistema juntamente com o ZEN (exercícios mentais).
Devido ao fato do Karate ter sido praticado secretamente no passado, um grande número deestilos foi desenvolvido. Os mais praticados são Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, cuja filosofia e luta são as mesmas, variando um pouco a forma. Após a Segunda Guerra, o Karate espalhou-se para o mundo.
A palavra "karate" é derivada de uma expressão usada na filosofia zen, que pode ser considerada como parte integrante da filosofia oriental. A palavra "sora" que se pronuncia também como"kara" ou "kuu" representa o universo. No pensamento zen, a palavra contém o ato ou processo de libertação da pessoa ou seu ego, conseguindo um estado de mente que não é afetado por nada, isto é, estado de inexistência. Este "estado" significa o esforço para livrar a pessoa de qualquer tipo de desejo e desenvolver um caráter respeitável. Portanto o verdadeiro propósito do karate é treinar de talforma que o praticante possa viver de maneira agradável, saudável, honrado e digno, sem criar problemas, sem temer ao forte ou poderoso, sem se humilhar perante o homem influente, e sem se tornar cego pelas riquezas da terra (desapego).
Esse equilíbrio existe através do In e You, que em conjunto, formam o universo, numa combinação do positivo e negativo. O significado atual do karate se deve aomestre Gichin Funakoshi, que mudando o sentido original do nome, introduziu a palavra KARA com significado de vazio, Céu, Universo. TE, significa mão e DO caminho. Literalmente karate significa o caminho das mãos vazias (Por isso se diz que o lutador de karate usa o próprio corpo como armas para lutar) ou num sentido mais filosófico, caminho que contém o universo.
No karate existe uma famosaexpressão do mestre Funakoshi: “Karate Ni Sente Nashi”, que significa que primeiro a defesa é importante, depois o ataque, sem perder o espírito ofensivo, esse provérbio explica claramente o objetivo do karate que é conter o espírito de agressão. Dessa forma, nota-se a atitude de respeito na prática do “Kata” (Luta imaginária), as quais sempre se iniciam com técnicas de defesa. É comum que oprincipiante no karate, notando seu rápido desenvolvimento, seja tomado por uma onda de impetuosidade, sentindo a necessidade de por em prática seus conhecimentos adquiridos. Esta idéia deve ser detestada e sanada, para não afasta-lo do real objetivo do karate, “nobreza de espírito, domínio da agressividade, modéstia e perseverança; possuir suavidade no seu exterior tendo quando necessária coragem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • luta karate
  • Portf Lio LUTAS Karate E Jiu Jitsu
  • Karate
  • Karatê
  • Karate
  • karate
  • Karatê
  • Karate

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!