Lutas aplicadas a educação física escolar

Páginas: 7 (1707 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
LUTAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A prática da luta nas aulas de educação física deve ser considerada, pois está inclusa no bloco de conteúdos da disciplina, exposto nos PCN’s:

“Os conteúdos estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental. A distribuição e o desenvolvimento dos conteúdos estão relacionados com oprojeto pedagógico de cada escola e a especificidade de cada grupo... assim, não se trata de uma estrutura estática ou inflexível, mas sim de uma forma de organizar o conjunto de conhecimentos abordados, segundo enfoques que podem ser dados: esportes, jogos lutas e ginástica; atividades rítmicas e corporais e conhecimentos sobre o corpo (BRASIL, 1988:67)”.

As lutas sempre se mostraram muitoricas e competentes em alcançar alguns objetivos da educação física na escola, como as experiências motoras, o contato corporal, a elaboração de estratégias de combate, e a troca de informações entre os alunos.
Esta prática pode trazer inúmeros benefícios ao usuário, dentre eles destacamos o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social.
    No aspecto motor, observamos alateralidade, o controle do tônus muscular, o equilíbrio, a coordenação global, a ideia de tempo e espaço e a noção de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, o raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. Ao que se refere ao aspecto afetivo e social, podemos observar em nossos alunos alguns aspectos importantes como a reação a determinadas atitudes, às posturas sociais, asocialização, a perseverança, o respeito e a determinação.
Há quem esteja perguntando: ensinar lutas não deixaria as crianças mais violentas? E eu afirmo, com toda a certeza, que quando bem trabalhado o efeito é justamente o oposto.
A violência está presente no dia a dia das crianças, nos desenhos animados, nos filmes, nas novelas, musicas, e em alguns livros. Elas assimilam essaviolência e como fazem com todo o resto reproduzem em suas brincadeiras.
Então, é isso que vamos ensinar, luta é diferente de briga, vamos ensinar às crianças jogos e brincadeiras de lutar. Sem violência, com regras. Um dos maiores, se não o maior legado das artes marciais é o respeito ao próximo, a disciplina e o respeito às regras sociais.
É importante como em qualquer outro tema a sertrabalhado fazer a fundamentação, discutir com as crianças sobre o tema. Questionar o que são Artes Marciais, quais elas conhecem, se sabem as regras, etc.
O aluno fica mais agressivo na aula de lutas? Depende. A agressividade pode ser desencadeada por fatores naturais ou ambientais.
A agressividade pode ser boa ou nociva.


A agressividade quando nociva gera a AGRESSÃO, que é uma açãoviolenta contra outra pessoa ou contra si próprio, revestindo-se quase sempre de propósitos hostis e destrutivos. A agressão, por sua vez, pode ser resultado de um estado de frustração, de rejeição, de depressão, de provocação, de ansiedade e de tensão. Os principais fatores que podem interferir no comportamento para que este se torne mais ou menos agressivo são: Criatividade, Afetividade eSociabilização. (REIS, 1999)


“A agressividade, energia inata no homem, quando não canalizada e elaborada para fins construtivos, vai dificultar o desenvolvimento do potencial criativo do ser humano. Em caso contrário, quando se trabalha a AGRESSIVIDADE, permite-se ao homem despertar sua criatividade. A teoria psicanalítica considera a AGRESSIVIDADE como ‘mola motriz’ do processo criativo.”(IMAMURA,1998)


Segundo LAPIERRE E AUCOUTURIER (1995), a AGRESSIVIDADE pode ser classificada como nociva, que é como aparece em forma de condutas irracionais e impulsiva, e como aceita, que aparece sem formas de comunicação e atitudes. Em ambas situações podemos transportar essa “liberação de energia” para um plano simbólico, no qual a agressão poderá ser aceita e desculpalizada, em formas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lutas aplicadas à educação física escolar
  • lutas aplicadas a educaçao fisica
  • Lutas na Educação Física Escolar
  • As lutas na educação física escolar
  • Lutas na Educação Física Escolar
  • Lutas na educação física escolar
  • O conteúdo das lutas na educação física escolar
  • APLICAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!