luta por direitos sociais no século XIX

Páginas: 8 (1974 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
A LUTA POR DIREITOS SOCIAIS NO SÉCULO XIX: ANARQUISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO


ANARQUISMO
O pensamento anarquista foi estabelecido logo depois que as contradições e injustiças do sistema capitalista já se mostravam visíveis no século XVIII.
Um dos precursores do anarquismo foi William Godwin (1756 - 1836). Ele propunha que um novo tipo de arranjo social, o qual acreditava que as pessoas nãodeveriam ficar presas à força do governo e das leis. Ele acreditava num contexto dominado por princípios racionais e equilibrado entre as necessidades e vontades, seria possível conduzir a vida em sociedade, além de ser a favor do fim da propriedade privada.
Outros teóricos que podem ser citados quanto às contribuições dadas para o pensamento anárquico são: Mikhail Bakunin, Joseph Proudhon,Enrico Malatesta, Leon Tolstoi, Max Stirner e Peter Kropotkin. Todos eles tentaram trilhar caminhos que pudessem conceber uma sociedade plenamente libertária.
Os anarquistas concordavam que toda instituição dotada de poderes impedia o alcance da liberdade. Dessa forma, o Estado, a Igreja e muitos costumes são criticados na condição de verdadeiros entraves para o alcance de um mundo regido porpessoas livres. Paralelamente, as diferenças que identificam as classes sociais também seriam combatidas por meio da extinção das propriedades privadas. Em uma sociedade desprovida de Estado, a produção e o gerenciamento das riquezas seriam estipulados por meio de ações cooperativistas. O objetivo principal era a extinção da violência e a miséria, que por sua vez, dariam lugar para um novo mundo regidopela felicidade da ampla maioria.
Em sua visão, a substituição de um governo por outro somente fortaleceria novas formas de repressão e desigualdade.
De acordo com anarquistas, estes são os pilares de sua luta/teoria de sistema:
- Político: contra o monopólio da autoridade;
- Social: pela construção de uma sociedade tendo por base a liberdade, a igualdade e a fraternidade;- Econômico: contra o monopólio da propriedade;
- Individual: pela supressão da autoridade nas relações cotidianas, tendo em vista sempre que a humanidade poderia ser mais feliz se ela fizesse a escolha da liberdade e da igualdade.

Comunismo
A luta por direitos sociais têm como finalidade permitir que as pessoas disponham de serviços que garantem uma mínima qualidade de vida.
No comunismo, a forma de chegar aessa qualidade seria com os trabalhadores no poder. Essa ideia era uma reação às duras condições de vida dos trabalhadores no século XIX, na França, na Inglaterra e na Alemanha. Os trabalhadores das fábricas e das minas trabalhavam durante muitas horas sob condições extremas e, em geral, eram mal pagos.
O comunismo é a etapa superior do socialismo, onde a divisão entre classes desaparece e ocontrole passa para a coletividade. O pai do comunismo, Karl Marx, escreve em sua obra “O Capital” todos os fundamentos da doutrina, onde os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados e o estado desapareceria. Em geral, todos os aspectos eram planejados para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas.
Em 1864,ocorreu um dos primeiros passos para o comunismo. O AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores) foi a primeira organização da classe operária de caráter internacional onde reuniram delegados de organizações operárias inglesas, francesas, italianas, alemães, suíças e polonesas. Karl Marx não fez parte do grupo que fundou o AIT, mas participava das reuniões como convidado.
Durante os cincocongressos que foram realizados pelo AIT em toda a história, foram discutidos tópicos importantes para a classe operária, como a limitação de jornada de trabalho em 8 horas, a criação de medidas sociopolíticas em favor das mulheres e crianças, a necessidade de greves sob a direção das organizações sindicais, entre outros.
Em março de 1871, ocorreu a Comuna de Paris – movimento popular que desdobrou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos Sociais do Século XIX
  • Lutas por direitos sociais no século 19
  • Doutrinas sociais do século XIX
  • Doutrinas Sociais no Século XIX
  • Doutrinas sociais do século XIX
  • O QUE FOI O SERVIÇO SOCIAL NO SECULO XIX
  • Doutrinas sociais no século xix
  • Dotrinas sociais do seculo XIX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!