Luta De Classe SSociologia

1069 palavras 5 páginas
1. Luta de Classe, seu papel e significado: “Não há uma humanidade Há uma humanidade de classes Escravos e Senhores."
Divididas em dois campos bem distintos, diferenciados socialmente por suas situações e funções, o proletariado (no sentido mais amplo da palavra), e a burguesia. A escravidão e exploração social das massas trabalhadoras formam a base na qual se ergue a sociedade moderna, sem a qual esta sociedade não poderia existir. Assumindo um caráter aberto e violento, e por outras, um semblante de progresso vagaroso e inatingível, que reflete carências, necessidades e o conceito de justiça dos trabalhadores. Na história da sociedade humana, está luta de classe tem sido sempre o fator primário,que determinou a forma e estrutura destas sociedades.

2. A necessidade de uma revolução social violenta: O princípio de escravidão e exploração das massas pela violência constitui a base da sociedade moderna. Todas as manifestações de sua existência: a economia, política, relações sociais, apoiam-se na violência de classe, cujos órgãos servidores são: autoridade,a polícia, o exército, o judiciário. O sistema desta sociedade, deliberadamente, mantém as massas trabalhadoras em um estado de ignorância e estagnação mental; ele previne através da força o aumento do seu nível moral e intelectual, a fim de obter mais facilmente o melhor aproveitamento delas. As análises da sociedade moderna nos levam à conclusão que a única forma de transformar a sociedade capitalista em uma sociedade de trabalhadores livres,é pelo caminho de uma revolução social violenta.
3. Anarquistas e comunismo libertário
A luta de classe criada pela escravidão de trabalhadores e suas aspirações à liberdade geraram, na opressão, a ideia do anarquismo: a ideia da negação total a um sistema social baseado nos princípios de classes e um Estado, e sua substituição por uma sociedade livre não-estatal de trabalhadores sob gestão própria.
Portanto, o anarquismo não se origina de reflexões abstratas nem de um

Relacionados