Lusofonia

Páginas: 3 (521 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
BRITO, Regina Pires de. Sobre Lusofonia. São Paulo, 2013. n.5. pp. 4-15

Resenha elaborada por Stéfany Karina Moreira de Oliveira Freitas, acadêmica do 1° semestre do curso de Letras UFMS/CPTL IRegina Pires de Brito pós- Doutora pelo Instituto de Ciência Sociais da Universidade do Minho (Portugal), Doutora e Mestre em Linguistica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas daUniversidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós- Graduação em Letras, coordenadora do Núcleo de Estudos Lusófonos do Centro de Comunicação e Letras, coordenadora de Programas e Projetos –Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Presbiteriana Mackenzie. E pesquisadora do Projeto Lusocom: estudo das políticas de comunicação e discursos no espaço lusófono. Sua produção destaca a publicação deartigos, capítulos e livros focalizando relação entre língua, realidade cultural e identidade em países de expressão lusófona.
Em Sobre Lusofonia (2013), Brito traz um conjunto de idéias e opiniõesSobre a extensão do conceito Lusofonia. Luso do latim, lusu – relativo a Lusitânia, a Portugal, fon do grego “som” , voz, palavra, língua. Assim Lusofonia é o conjunto de países ou comunidades que falama Língua Portuguesa.
A Língua Portuguesa é falada por Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Macau, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e outras comunidades, esses países sãodesignados como países Lusófonos.
No Inicio de sua pesquisa Brito expõe a frase de um escritor moçambicano, que diz: “acho importante questionar a idéia da lusofonia. E perceber que o conceito épular: existem lusofonias”(Mia Couto).
Brito concorda que o conceito de lusofonia é plural, e traz consigo uma serie de opiniões de fundamental importância para a abordagem e analise do tema. Nodecorrer de seu trabalho ela exibe citações de Carlos Pacheco (historiador angolano); Votomene Kukanda (linguísta angolano); Eduardo Namburete (Jornalista moçambicano);Gregorio Fermino, Amando Jorge...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Lusofonia
  • A Lusofonia
  • Lusofonia
  • Lusofonia
  • Lusofonia
  • Lusofonia
  • lusofonia
  • LUSOFONIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!