Luposi

1307 palavras 6 páginas
Medicina do Trabalho - Dermatoses ocupacionais
O que são dermatoses ocupacionais?
As dermatoses ocupacionais compreendem as alterações da pele, mucosas e anexos, direta ou indiretamente causados, mantidos ou agravados pelo trabalho.
A pele ou tegumento é um dos elementos mais expostos a agressão no ambiente de trabalho. Sua extensão e posição na superfície do organismo facilitam o contato com agentes agressores. A pele realiza a proteção do corpo contra a entrada de agentes químicos, físicos e biológicos. Quais as dermatoses ocupacionais mais comuns na indústria?
No Brasil, as dermatoses ocupacionais ocorrem em maior número na construção civil e em segundo lugar nas indústrias metalúrgicas, sendo que estas têm maiores incidências em empresas de pequeno porte, onde não são utilizados muitas vezes os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para cada ambiente de trabalho, ou ainda os mesmos são utilizados sem conhecimento e de forma errônea.
Na indústria metalúrgica, a maioria dos casos são dermatites irritativas causadas principalmente pelos óleos de cortes (óleos minerais).

[pic]

Quais são as causas das dermatoses ocupacionais?
As causas das dermatoses ocupacionais são determinadas pela interação de dois grupos de fatores: • Predisponentes ou causas indiretas, como idade, sexo, etnia, antecedentes mórbidos e doenças concomitantes, fatores ambientais, como o clima (temperatura, umidade), hábitos e facilidades de higiene; • Causas diretas constituídas pelos agentes biológicos, físicos, químicos ou mecânicos presentes no trabalho que atuariam diretamente sobre o tegumento, produzindo ou agravando uma dermatosepreexistente.

[pic] Dermatite causada pelo cimento

Quais são os agentes que podem causar a dermatose?
As dermatoses podem ser causadas por agentes químicos, biológicos e físicos. • Os agentes biológicos mais comuns são: bactérias, fungos, leveduras, vírus e insetos. • Os principais agentes

Relacionados