lupos

Páginas: 15 (3561 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
LÚPUS
1. O QUE É O LÚPUS?
O médico francês Pierre Lazenave no ano de 1851 começou a observar pessoas que apresentavam pequenas feridas na pele, que pareciam mordidas de lobo. Mais adiante, no ano de 1895 o médico canadense Sir William Osler adicionou a palavra “sistêmico” á descrição do Lúpus, porque a doença envolve várias partes do corpo (Portal do Cidadão com Deficiência, 2013).

O lúpuseritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune sistêmica caracterizada pela produção de autoanticorpos, formação e deposição de imunocomplexos, inflamação em diversos órgãos e dano tecidual. A etiologia do LES é pouco conhecida, porém sabe-se da importante influência causada por fatores hormonais, ambientais, genéticos e imunológicos no surgimento da doença. As características clínicas sãopolimórficas e a evolução na maioria dos casos, costuma ser crônica, com períodos de exacerbação e remissão. A doença pode cursar com sintomas constitucionais, artrite, serosite, nefrite, vasculite, miosite, manifestações mucocutâneas, hemocitopenias imunológicas, diversos quadros neuropsiquiátricos, hiperatividade reticuloendotelial e pneumonite (JÚNIOR, H. 2013).
O LES é considerada uma doençaautoimune, porque o corpo não tem as defesas necessárias para combater as infecções, atacando a si próprio. O sistema imunitário (rede complexa de órgãos, tecidos, células e substâncias encontradas na circulação sanguínea) agem em conjunto para proteger nosso corpo de agentes estranhos, mas em pessoas com Lúpus o sistema imunitário deixa de reconhecer os constituintes do seu próprio corpo, e passa aatacá-los como se fossem estranhos. (Portal do Cidadão com Deficiência, 2013).
O LES não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, porém é uma doença crônica, que não possui cura, mas que pode apresentar uma remissão que permite a paragem do tratamento por grandes períodos de tempo ou até mesmo para o resto da vida. (Portal do Cidadão com Deficiência, 2013).
2. TIPOS DE LÚPUS
De acordocom Duarte e Pereira (2010) existem três tipos de lúpus:
• Lúpus Eritematoso Discóide (LED): apresenta-se na pele da face (ou pescoço, peito, tronco, membros inferiores e superiores) manchas vermelhas (rash) que parecem uma borboleta ou uma mordidela de lobo. O LED pode não afetar os órgãos internos do corpo, somente 10% dos portadores evoluem para a forma sistêmica.
• Lúpus Induzido por Drogas:ocorre com o uso de determinados medicamentos, sendo os sintomas muito parecidos com o da forma sistêmica. Os medicamentos que estão mais relacionados com o Lúpus são a hidralazina, procainamida. Nem todas as pessoas que utilizam esses medicamentos desenvolvem manifestações do lúpus induzido por drogas, o que leva a concluir que depende mais de algum problema de imunidade, do que do própriomedicamento. E quando é suspenso o uso da medicação, os sintomas normalmente desaparecem.
• Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES): afeta várias partes do corpo, incluindo órgãos internos, sendo caracterizado por fases de exacerbação e de remissão.

3. FATORES PREDISPONENTES DO LÚPUS
O Lúpus é uma doença que apresenta causas desconhecidas, mas os vários estudos existentes sobre o tema apresentam algunsfatores predisponentes que auxiliam no desenvolvimento da doença:
• Predisposição genética – Alguns cientistas acreditam na existência de uma predisposição genética à doença. As primeiras evidências de um fator hereditário é a maior incidência da doença entre parentes de primeiro grau, a concordância de doença clínica ou de alterações imunológicas em gêmeos, e o aumento de incidência dedeterminados tipos de HLA (Carvalho; Lana; . naa Bértolo, 2008 apud Silva, 2012).
• Fatores imunológicos - a lesão tecidual no LES decorre da formação e deposição de imunocomplexos, da ativação do sistema do complemento e consequente processo inflamatório (Sato, 2008 apud Silva, 2012).
• Fatores hormonais: exercem grande influência principalmente nas mulheres, e há um início frequente da doença depois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LUPO
  • Lupos
  • Lupo
  • Lupos
  • Lupo
  • Lupo
  • Lupo
  • Lupos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!