Lunha do Tempo UE

719 palavras 3 páginas
Após o término da Segunda guerra mundial a Europa estava completamente devastada, então alguns países como, Países Baixos (Holanda), Bélgica, Luxemburgo, devido às condições econômicas fragilizadas provenientes da guerra e diante da impossibilidade de reconstrução independente, resolveram se agrupar para se fortalecer e retomar o crescimento novamente.
1944 --> Foi iniciada a união européia.
1948 --> A união foi consolidada nesse ano, com o nome de Benelux, essa denominação é proveniente dos três países que compõe essa união (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). A união tinha como objetivo criar incentivos tributários e aduaneiros entre os componentes do grupo, e posteriormente um incremento nas relações comerciais.
1950 --> Foi elaborado o Plano Schuman com objetivo de criar um mercado comum, no primeiro momento o plano se limitou à homogeneização da produção de aço e carvão na Alemanha e França, com possibilidades de abranger, dentro desse processo, outros países do continente europeu.
1951 --> Foi criada a CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço), para instaurar a união na produção da indústria de base na Europa essa instituição foi proveniente do Tratado de Paris, os países que faziam parte eram Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
1957 --> O sucesso concreto do Benelux e da CECA deu origem a Comunidade Econômica Européia, por meio do Tratado de Roma, nesse período ingressou França, Alemanha e Itália para estabelecer uma flexibilidade na livre circulação de mercadorias entre membros. Outro motivo da criação era o anseio de superar a hegemonia norte-americana e soviética, que representava as maiores potências da época.
1981 --> A Grécia torna-se o décimo Estado-Membro da UE, depois dela foi a Espanha e Portugal cinco anos mais tarde.
1986 --> É assinado o Acto Único Europeu, um Tratado que prevê um vasto programa para seis anos destinado a eliminar os entraves que se opõem ao livre fluxo de comércio na UE, criando assim o Mercado

Relacionados

  • 37101697 Provas Atipicas
    62141 palavras | 249 páginas