luminotecnologia

1547 palavras 7 páginas
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO –IME
FACULDADEMETROPOLITANA DE MANAUS-FAMETRO COORDENACAO DE ADMINISTRACAO

ALUNO BRUNO TURMA ARQ 141M03

ESCALAS

PROFESSOR .RODRIGO MESQUITA
DISCIPLINA .FORMAS

MANAUS -2014

SECCAO AUREA
Provavelmente os pitagóricos tenham utilizado um processo geométrico para descobrir isso. A forma tradicional, encontrada no livro Os elementos de Euclides, de resolução geométrica desta proporção é a seguinte: Dado o segmento AB, constroi-se o quadrado ABA'B'; constroi-se M como o ponto médio de AA'. Prolonga-se o segmento AA' e constroi-se a circunferência de centro M e raio MB', acha-se o ponto C de interseção da circunferência com a semi-reta AA'; constroi-se o quadrado de lado A'C. O prolongamento do lado DD' determina o ponto X em AB que seciona o segmento na razão desejada.

A justificativa desta construção baseia-se na aplicação do teorema de Pitágoras ao triângulo MA'B'. Fazendo AB = a e MC = d , aplicando o teorema de Pitágoras temos:

Fazendo a=1 temos

ORDENS CLASSICAS
As ordens clássicas promoveram tamanho desenvolvimento para a arquitetura grega que se transformaram no cerne arquitetônico clássico, copiado e adaptado para a arquitetura romana e daí para todos os classicismos posteriores. Mas as ordens não surgiram todas ao mesmo tempo, elas são resultado de uma evolução arquitetônica e mistura multicultural. O diagrama ao lado mostra a divisão e desenvolvimento das ordens de acordo com a arquitetura vigente.

Representação das cinco ordens clássicas por Sebastiano
Serlio. Da esquerda para direita: toscana, dórica, jônica, coríntia e compósita. “Tutte l´opere d´architettura et prospettiva”, livro IV, gravura sobre madeira. Veneza, 1619.
No que se refere à arquitetura grega, só podemos considerar como ordens largamente utilizadas, a dórica e a jônica. Na arquitetura romana, a ordem coríntia se estabelece com desdobramento para a ordem compósita mais explorada

Relacionados

  • Luminotécnica
    1142 palavras | 5 páginas