luminotécnica

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014


Luz

A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinadointervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de umaradiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer ondaeletromagnética: intensidade (ou amplitude), frequência e polarização (ângulode vibração). No caso específico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e afrequência com a cor. Deve ser ressaltada também a dualidade onda-partícula, característica da luz como fenômeno físico, em que esta tem propriedades de onda epartículas, sendo válidas ambas as teorias sobre a natureza da luz.

Um raio de luz éa trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz é criada e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogéneo, a luz percorre trajetórias retilíneas; somente em meios não-homogêneos a luz pode descrever trajetórias curvas.







Lampada elétrica

A lâmpada incandescente é um dispositivo eléctricoque transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.
Desde o início do século XIX, vários inventores tentaram construir fontes de luz à base de energia elétrica. Humphry Davy, em 1802, construiu a primeira fonte luminosa com um filamento de platina, utilizando-se do efeito Joule, observado quando um resistor é aquecido pela passagem de uma corrente elétrica a ponto de emitir luzvisível. Outros vinte e um inventores construíram lâmpadas incandescentes antes de Thomas Alva Edison, que foi primeiro a construir a primeira lâmpada incandescente comercializável em 1879, utilizando uma haste de carvão (carbono) muito fina que, aquecida acima de aproximadamente 900 K, passa a emitir luz, inicialmente bastante avermelhada e fraca, passando ao alaranjado e alcançando o amarelo,com uma intensidade luminosa bem maior, ao atingir sua temperatura final, próximo do ponto de fusão do carbono, que é de aproximadamente 3 800 K.
A haste era inserida numa ampola de vidro onde havia sido formado alto vácuo. O sistema diferia dalâmpada a arco voltaico, pois o filamento de carvão saturado em fio de algodão ficava incandescente, ao invés do centelhamento ocasionado pela passagem decorrente das lâmpadas de arco.
Como o filamento de carvão tinha pouca durabilidade, Edison começou a fazer experiências com ligas metálicas, pois a durabilidade das lâmpadas de carvão não passava de algumas horas de uso.
A lâmpada de filamento de bambu carbonizado foi a que teve melhor rendimento e durabilidade, sendo em seguida substituída pela decelulose, e finalmente a conhecida até hoje comfilamento de tungsténio cuja temperatura de trabalho chega a 3000°C.

Tipos de lâmpadas
Lâmpadas fluorescentes, incandescentes, halógenas e de LED. O tipo de lâmpada e o consumo de energia elétrica é uma dúvida comum que sempre aparece na hora de comprar lâmpadas. Antes de entender as características dos diversos modelos, é importante definir o ambiente em que a lâmpada seráusada, checar a tensão (127v ou 220v) e ficar atento para o consumo de energia – quanto maior a potência, maior o consumo de energia.   Na sala de TV, sala de estar, quartos ou em espaços de “relaxamento”, a iluminação pode ser mais suave para dar a sensação de conforto e aconchego. A indicação para esses ambientes podem ser as fluorescentes de luz amarela ou halógenas, embutidas em sancas degesso.   Já nos espaços de maior atividade como escritórios, quarto de estudos, cozinha e lavanderia, por exemplo, a fluorescente compacta, de luz branca, é uma boa opção para uma iluminação difusa – ilumina todo ambiente de maneira uniforme. Se o objetivo for valorizar a decoração, as halógenas são perfeitas. Com elas, é possível destacar um ponto, peças ou objetos da decoração, como quadros e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Luminotecnica
  • Luminotecnica
  • Luminotécnica
  • luminotecnica
  • Luminotécnica
  • Luminotécnica
  • Luminotécnica
  • Luminotecnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!