luizacominese

15525 palavras 63 páginas
PROCESSO SELETIVO – EXTENSIVO 2012
QUESTÔES COMENTADAS
LÍNGUA PORTUGUESA
01. Leia atentamente ao texto abaixo.
O fantástico professor Salman Khan
Com simplicidade e entusiasmo, o jovem matemático estadunidense Salman Khan já deu mais de 115 milhões de aulas na rede e começa revolucionar a velha e enfadonha rotina escolar. Está ocorrendo neste momento um encontro, chamado TED, na Califórnia, reunindo algumas das cabeças mais inovadoras do mundo. Entre os expositores está o professor Salman
Khan, ex-aluno de MIT e Harvard. Ele está ajudando a inovar o jeito como se dá aula. Tanto que ele ajuda nas lições de casa do filho de Bill Gates.
O método Khan está baseado no uso da simplicidade – as questões mais complexas e abstratas ficam compreensíveis quando traduzidas por desenhos e gráficos –; na exploração de exemplos – a vida real das pessoas sempre fornece algum elemento de comparação útil à compreensão de um conceito novo –; na concisão – se um assunto pode ser explicado em dez minutos, explique-o em dez minutos –; no avanço seguro – domine o básico, antes de seguir para o intermediário e assim por diante, caso contrário o edifício despenca –; na resolução de muitos exercícios; na observação da desigualdade – cada aluno tem um ritmo de aprendizagem, isso deve ser respeitado –; e por fim, na meritocracia – o esforço e o talento de cada um precisam ser reconhecidos e premiados de acordo.
O que Khan fez é simples. De forma didática, simples, colocou os conteúdos no YouTube, tudo de graça. O projeto voluntário teve e tem muita aceitação. Por isso, Khan ganhou U$ 10 milhões do Google para traduzir suas aulas para outras línguas.
Khan é um dos personagens que fez Bill Gates provocar uma polêmica. Segundo ele, é melhor dar aula com esse tipo de conteúdo on-line, usando os recursos multimídia, com materiais atraentes, do que deixar os alunos nas mãos de professores medíocres.
O sonho de Khan é fazer uma escola em que as crianças fiquem 20% tendo

Relacionados