LuisFabiano80

2590 palavras 11 páginas
potenciómetro

Um potenciómetro pode ter dois significados.Pode consistir num dispositivo que permite variar a intensidade de corrente que circula num dado circuito por variaçãoda sua resistência total. Não é mais do que um resístor, ou um conjunto de resístores associados em série, que podeser ligado em um ou mais pontos para se obter uma fração conhecida da tensão total, ao longo do resístor ou doconjunto.
Através do deslocamento de um cursor ou do rodar de um contacto rotativo, intercala-se uma maior ou menor porção de uma resistência enrolada em forma de bobina, no primeiro caso, ou em formacircular em torno do eixo de rotação, no segundo.

Um potenciómetro pode também consistir num instrumento que permite medir, comparar ou dividir pequenas diferençasde potencial. Um exemplo típico desta utilização é a medida da força eletromotriz (f.e.m.) de uma pilha por comparaçãodesta com a força eletromotriz de uma pilha-padrão.
Introduzindo a pilha num circuito no qual se intercalou uma resistência, que pode variar mediante um cursor, ajusta-sea sua posição até que o galvanómetro indique o valor zero. Repete-se este procedimento com a pilha-padrão e acomparação dos segmentos de resistência alcançados pelo cursor em cada um dos casos possibilita realizar osrespetivos cálculos.
Funcionamento de Potenciômetro
O potenciômetro é uma resistência que pode ser ajusta por intermédio de um cursor, Figura 2, o qual está em contato com uma resistência ligada a dois terminais. O cursor ou contato móvel tem sua saída ligada ao Terminal Cursor. O Contato móvel do Potenciômetro se desloca do valor zero (ou resistência mínima) ao valor máximo, Figura 2.

Figura 2 - Potenciômentro aberto
Os símbolos do Potenciômetro são apresentados na Figura 3 (a) e (b):

Figura 3 - Símbolos do Potenciômentro.
Modificando o Valor do Potenciômetro
Em muitas aplicações não se tem o valor correto do potenciômetro necessário, ou o valor não é comercial. Para resolver esse problema basta

Relacionados