Luis Guimaraes Jr

Páginas: 11 (2705 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA DO RIO DE JANEIRO
E
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

CANDIDATO: Lucas dos Santos Dias (UFRRJ)
ORIENTADOR: Carlos Eduardo Soares da Cruz (UFRRJ)

ÁREA: Rio - na Literatura

TITULO: A CIDADE NOS FOLHETINS DE GUIMARÃES JÚNIOR NO DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO

RESUMO:
Tendo em vista as maneiras de se viver e o cotidiano carioca oitocentista, assim como as paisagens do Riode Janeiro e temas da época, o projeto busca a análise de crônicas e folhetins escritos por Luís Guimarães Júnior (1845-1898) no século XIX, no periódico Diário do Rio de Janeiro. Pretende-se, neste projeto, estudar e analisar a visão desse autor sobre a cidade, assim como suas formas de escrita como prosador, a construção de espaços e personagens, a fim de melhor conhecer a visão desse poetasobre o Rio de Janeiro oitocentista.

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA:
Luís Caetano Pereira Guimarães Júnior, também conhecido como Luís Guimarães Júnior, nasceu no Rio de Janeiro em 1845, filho de pai português e mãe brasileira. Começou a cursar direito em São Paulo e concluiu em Recife, onde conviveu com grandes nomes como Tobias Barreto e Castro Alves. Foi diplomata, tendo sido adido no Chile. Eleserviu ainda na Inglaterra, na Santa Sé, na Venezuela e em Portugal, onde faleceu em 1898. Vale ressaltar também que foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 31.
Guimarães Júnior é reconhecido na história da literatura brasileira por seus poemas, apontados como românticos, posteriormente evoluindo para o parnasianismo. Embora seja mais conhecido como poeta,o escritor colaborou com diversos periódicos em Portugal e no Brasil, entre os quais está incluso o Diário do Rio de Janeiro, do qual foi redator, publicando ali crônicas e folhetins aos domingos, entre janeiro de 1870 e julho de 1872 inclusive. Com suas participações em jornais, escrevendo prosa, foi elogiado por célebres críticos literários pelo seu trabalho, como, por exemplo, seu amigo Machadode Assis em 1873, segundo o qual:

No gênero dos contos, à maneira de Henri Murger, ou à de Trueba, ou à de Ch. Dickens, que tão diversos são entre si, têm havido tentativas mais ou menos felizes, porém raras, cumprindo citar, entre outros, o nome do Sr. Luís Guimarães Júnior, igualmente folhetinista elegante e jovial. É gênero difícil, a despeito da sua aparente facilidade, e creio que essamesma aparência lhe faz mal, afastando-se dele os escritores, e não lhe dando, penso eu, o público toda a atenção de que ele é muitas vezes credor. (1994, p. 804)

A cidade do Rio de Janeiro tem uma cultura vasta e uma inenarrável beleza que sempre atraiu turistas de todas as nacionalidades para usufruir de suas paisagens. No recorte de tempo que será estudado não era diferente e Guimarães Júniornotou a grandeza do Rio de Janeiro desde o princípio e muito falou sobre a cidade em suas crônicas. Com um olhar moderno e atento sobre a cidade o autor moldava uma imagem sobre a sociedade e o Rio daquela época.
No Brasil, a partir de 1860, o romance-folhetim ganhou um novo rumo em sua história, a temática histórica foi substituída pela preocupação em demonstrar a realidade cotidiana. GuimarãesJúnior foi um grande exemplo dessa fase do folhetim com A Família Agulha, publicado primeiramente entre 21 de janeiro e 26 de abril de 1870 no periódico estudado. No mesmo jornal, este escritor luso-brasileiro publicou diversas crônicas, nunca recolhidas em volume e sem estudos de fundo, aguardando, no acervo do Real Gabinete, que algum pesquisador lhes traga à luz.
O Real Gabinete Português de Leiturapropõe-se, desde a sua fundação, a preservar e difundir a cultura portuguesa no Rio de Janeiro. E a imprensa periódica, ao longo do século XIX, obteve um papel fundamental nesses objetivos. Por reconhecer a importância histórica do Real Gabinete Português de Leitura como fonte de vasto acervo de periódicos que preservam parte da história do Brasil e suas relações – tanto com Portugal como com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guimaraes
  • Guimaraes
  • Luis sou eu
  • Luis
  • luis
  • Luis
  • Luis
  • Gest O De Servi Os De TI RESUMO ANDRE LUIS GOMES CLAUDIOMAR RODRIGUES GOULART JR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!