luis de camoes

Páginas: 2 (449 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
Luís de Camões
Introdução:
Camões é considerado o maior poeta português da história. É conhecido pela sua escrita e talento. Este poeta português possui obras que o coloca a altura dos grandespoetas do mundo. O seu poema épico “Os Lusíadas” divide-se em dez cantos repartidos em oitavas. Esta epopeia tem como tema os feitos dos portugueses: suas guerras e navegações.
Biografia:

Luís Vaz deCamões nasceu por volta de 1524 e morreu a 10 de junho de 1580. Era filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá. Pensa-se que terá nascido em Lisboa, mas não é certo que assim tenha sido, como tambémnão é certa a sua data de nascimento.
Em 1537, Luís Vaz de Camões, já era o poeta mais conhecido entre os escolares de Coimbra, e pensa-se que deu entrada na universidade de Coimbra, para estudarteologias, mas não há registo oficial que tal afirmação.
Em 1549 embarca como soldado para Ceuta, onde participa numa guerra onde perde o seu olho direito.
Em 1551, de volta à Lisboa frequenta tantoos serões da nobreza como as noitadas populares.
Embarca para Índia em 1553, onde participa em várias expedições.
Em 1554 deixa Goa e parte em perseguição a navios mercantes mouros com o comandanteFernando de Meneses. Passado dois anos, Camões foi promovido a Provedor-Mor de Macau.
No regresso a Goa, onde a data é impossível determinar, o barco onde Camões estava presente, naufragou numatempestade, na foz do rio Mekong (atual vietname).
Camões, num acto de coragem, tenta salvar tudo o que lhe resta - os lusíadas. Salta borda fora, com uma das mãos segura o seu tesouro, e tenta chegar àmargem nadando só com um dos braços.
Em 1562, com 38 anos, sucedem-se constantes entradas e saídas das prisões, ora devido a dívidas, ora às suas noites de boémia e namoradas.
Em 1570 regressanovamente a casa, em Lisboa, no ano em que o rei lhe dá autorização para publicar a sua grande obra “OS LUSÍADAS”.
Em 1580, Camões morre fisicamente, mas a sua obra é tal e qual como a sua vida, cheia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • luis de camões
  • Luís de Camões
  • Luís de Camões
  • Luís de Camões
  • Luís de camões
  • Luís de camões
  • Luis de camoes
  • luis de camões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!