LUFRIFICAÇÃO E PLANO DE LUBRIFICAÇÃO

2074 palavras 9 páginas
2012
INDICE

INTRODUÇÃO

A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfície sólidas.
Quando recortos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfície sólidas fazem com o atrito sólido seja substituido pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfície sólida e um fluido. Nessas condições, o desgaste entre as superfícies seja bastante reduzido.
Alem dessa redução do atrito são alcançados com a lubrificação, se a substância lubrificante for selecionada corretamente:
Menor dissipação de energia na forma de calor;
Redução da temperatura, pois o lubrificante também refrigera;
Redução de corrosão;
Redução de vibrações e ruidos;
Redução do desgaste.

Todas as empresas de ramo industrial buscam aumentar o desempenho de seu maquinário instalado a fim de aumentar a produtividade e reduzir tempo de manutenção, tornando-se competitivps dentro do mercado que integra.
Uma das formas mais eficazes de alcançar estes objetivos e evidenciando a execução de Lubrificação em suas máquinas e equipamentos, bem como nos elementos de composição destes. A prática da lubrificação, dentro de uma gestão correta vem minimizar ou até eliminar estes problemas.

1. PERDAS DEVIDO A LUBRIFICAÇÃO

É inegável que a lubrificação é tida, na maioria das empresas, como um mal necessário e assim, via de regra, colocada em segundo plano.
A despeito do grande esforço realizado por algumas companhias que investem no desenvolvimento e informatização de planos de lubrificação, busca e especificação de novos lubrificantes e treinamento de lubrificadores, o resultado ainda é muito tímido em relação ao estágio de nossas indústrias.
Se analisarmos as informações disponíveis nos fabricantes de

Relacionados