LUELUE

1048 palavras 5 páginas
Gerador elementar
É um tipo de fonte que gera tensão alternada, que funciona praticamente igual a geradores encontrados em usinas. Geradores são maquinas que transformam energia mecânica em energia elétrica. Em 1831, na Inglaterra foi criado por Michael Faraday o gerador elementar que se constituía por uma espira que girava entre os pólos de um ímã que é ligado ao circuito externo por meio de anéis coletores.

A cada giro de 180º uma espira faz com que a força eletromotriz e a corrente mudem suas direções, e a tensão de saída do gerador é alternada. O ímã se mantém fixo e a bobina se move gerando uma corrente alternada que é acusada pelo medidor. Um exemplo disso são as usinas hidrelétricas que são as mais comuns para a obtenção de energia elétrica.
O campo magnético é constituído por ímãs naturais. Para poder controlar a tensão e corrente em um alternador deve se usar ímãs artificiais, formados por bobinas alimentadas com corrente contínua recarregada por uma fonte externa e controlada por um regulador de tensão. e= B.I.v.sen θ e= Força eletromotriz;
B= Indução do campo magnético;
I= Comprimento do condutor;
V= Velocidade linear do condutor
Θ= Ângulo formado entre B e V
E= E máx. sen θ
Corrente alternada
Pode se dizer que uma corrente alternada é uma corrente que muda constantemente seu sentido que é representada por forma de “ondas”. A forma de onda mostra as variações da corrente ou tensão alternada no tempo.
No gerador elementar diz-se que a corrente é alternada quando muda de valor ao longo do tempo em função da posição das espiras em relação ao campo magnético. Portanto a principal característica das cargas é a importância no dimensionamento dos componentes dos circuitos alimentados, sendo assim, a correção pode se tornar necessária para evitar cobrança da concessionária de energia.

Corrente: i= Imáx.sen(ω. t)
Tensão= v=Vmáx. sen(ω. t + φ)

Frequência e Período
O conjunto de valores positivos e negativos de uma senóide representa um

Relacionados