ludysds

448 palavras 2 páginas
Cobre
Impactos
Os principais impactos da mineração de cobre ocorrem no solo e nas águas superficiais e subterrâneas. No solo, o cobre ataca fortemente a matéria orgânica, impede o crescimento da vegetação e é uma via para a acumulação em animais. Porém, devido as suas características físico-químicas, a contaminação em solos é próxima a fonte, não percorrendo grandes distâncias. A principal fonte de contaminação é através das pilhas de rejeito.
Nas águas, o cobre é capaz de contaminar grandes áreas, sua principal fonte são as águas residuais da lavra. É uma ameaça principalmente para a saúde humana se consumida água contaminada. A água com conteúdo superioror a 1 mg/l pode contaminar com cobre as roupas e objetos lavados com ela, e conteúdos acima de 5 mg/L tornam a água colorida com sabor desagradável.
Outros problemas ambientais possíveis são a erosão, subsidência, abandono de resíduos perigosos, omo a devastação de extensas áreas de vegetação, perda de biodiversidade e contaminação de aquíferos e cursos de água.
Além dos impactos causados pela mina em funcionamento também é preciso levar em consideração quanto esta é abandonada sem um plano de desativação.
Aplicações do Cobre
O cobre pode ser encontrado em cabos condutores de energia elétrica (destino de aproximadamente 45% do consumo anual de cobre) e em eletroeletrônicos, como televisores, computadores e celulares, mas também apresenta aplicações no mais diversos setores: automobilística, arquitetura, mecânica, construção civil, metalúrgica, objetos decorativos, bélica, mineração, construção naval e exploração petrolífera, entre outras.
Principais Produtores
Os maiores produtores de cobre do mundo são o Chile (34%), o Peru (8%), os Estados Unidos (7,5%) e a China (6%). O Brasil é o décimo quinto maior produtor de Minério de Cobre, com 1,4% da produção mundial.
As principais minas produtoras são:
No Chile, Chuquicamata, Escondida, Collahuasi, e El Salavador (Índio Muerto)
Nos Estados Unidos, a de

Relacionados