ludodiagnotisco

2193 palavras 9 páginas
Reflexões sobre o Conteúdo do Desenho Livre em Crianças entre Seis e Dez
Anos de Idade
Paulo Francisco de Castro
Resumo
Desenhar é natural em crianças que utilizam a expressão gráfica como forma de exteriorizar conteúdos psicológicos de forma livre e lúdica. O presente trabalho objetiva refletir sobre as diferenças observadas nos conteúdos do desenho livre de crianças entre seis e dez anos. Foram estudados os desenhos de 74 crianças, de ambos os sexos. Em síntese, tem-se: as crianças de seis anos indicaram predomínio da figura humana, com poucos detalhes; nas crianças de sete anos, observa-se que ainda persiste o predomínio de figuras humanas, agora com mais detalhes; nas crianças de oito anos, tem-se predomínio absoluto do desenho de paisagem; nas crianças de nove anos, continua o predomínio de paisagem, observa-se mais precisão gráfica, melhor detalhamento dos desenhos e mais controle da pressão; as crianças de dez anos indicaram grande variedade de conteúdos únicos. É possível acompanhar o desenvolvimento psicológico a partir da produção gráfica realizada por crianças entre seis e dez anos, aspecto corroborado pela literatura na área.
Palavras Chave
Avaliação Psicológica; Técnicas Gráficas; Desenho Livre; Avaliação da Personalidade;
Psicologia do Desenvolvimento.
Construção do trabalho
Introdução
O ato de desenhar é natural nas crianças, que utilizam a expressão gráfica como forma de exteriorizar um conjunto de conteúdos psicológicos de forma livre e lúdica.
Em suas atividades cotidianas e na hora de jogo diagnóstica é comum que a criança faça desenhos espontaneamente, configurando a presente técnica como uma importante via de acesso a seus dinamismos psicológicos.
Na maior parte das vezes, a criança, ao desenhar, rabiscar ou pintar expressa grande prazer, uma vez que integralmente envolve-se na atividade de desenhar. Durante a tarefa, sorri, faz expressões e caretas, mexe-se, interage. No decorrer do desenvolvimento, a partir da

Relacionados