ludico na educação infantil

Páginas: 18 (4403 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Tamara Plácido Ferreira Cim
Janete Kupper
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ped (0696) – Prática do Módulo
25/09/2014


RESUMO
As inovações nas praticas da educação infantil com o lúdico, visa proporcionar uma nova forma de aprendizagem dinâmica, prazerosa e divertida para as crianças. Este trabalho visa a partir de uma releitura deautores abordando sobre o lúdico no desenvolvimento infantil. O lúdico deveria ocupar um lugar central nas atividades infantis ao longo do desenvolvimento de todas as crianças, dentre alguns estudiosos na área destaco, Froebel, Wallon, Piaget e Vygotsky, que fazem uma abordagem de diferentes formas. Nesses estudos julgasse que o docente conheça bem seus alunos e a faixa etária em que atua paraaplicar de forma adequada cada atividade lúdica na sala de aula.


Palavras-chave: Educação. Professor. Lúdico

1 INTRODUÇÃO

Um dos desafios da escola atual é promover uma educação de valor que, pela brincadeira, contagie todos os que estão envolvidos no processo. Para tanto, é preciso mostrar a importância do brincar nos trabalhos desenvolvidos nas áreas de conhecimento com as crianças daeducação infantil. É papel de o educador formar pessoas críticas e criativas, que criem, invente.
Por isto é de suma importância que o profissional da educação infantil trabalhe com muitos estímulos para que ela cresça criativa, inventiva e acima de tudo crítica.
O brincar corresponde a um impulso da criança, e este sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois, todo ser humano apresentauma tendência lúdica, buscando de maneira sem que ele perceba de contribuir para o processo ensino aprendizagem de forma prazerosa e dinâmica.
Caracterizar o lúdico como a ferramenta indispensável no trabalho do educador, através de jogos e brincadeiras, faz com que tudo fique mais gostoso e dinâmico.
Considerando a importância da utilização de atividades lúdicas como jogos educativos ebrincadeiras, ou seja, atividades que proporcionam estímulos para a criança desenvolver sua inteligência, criatividade e vínculos que estabelece na sociedade já que as aprendizagens acontecem na interação com outras pessoas, sejam elas adultas ou crianças.
A intenção no oferecimento de estratégias lúdicas inovadoras na prática pedagógica, com jogos e brincadeiras integrados na prática, aquilo que oeducando traz consigo é o objetivo principal tentar buscar subsídios que possam auxiliar o educador em sua metodologia de forma que a criança não tenha tanta angústia e desinteresse em aprender.
Se a criança compreender os conteúdos para ela apresentados de forma lúdica, poderá passar a gostar do que aprende e começar a participar ativamente com interesse e criatividade nas atividades desenvolvidasna sala de aula.
O lúdico vem apresentar diversas formas de aprendizagem ela é a solução de muitas maneiras ultrapassadas de ensino, proporcionando assim uma alegria cheia de estímulos em aprender.



AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DOS JOGOS

A criança passa a reconhecer se como sujeito distinto através da imitação e da representação, em que toma consciência do objeto e de simesma. Esse processo se da sobre a forma de excessivos gestos e movimentos corporais, manifestados pela criança em explorações que parecem incansáveis. Isso resulta em um período em que os jogos ocupam um lugar central nas atividades infantis, ao longo do desenvolvimento, como: jogos de imitação, de ficção e de construção de objetos.
A importância do jogo para a criança pode ser abordada dediferentes formas, sob diferentes perspectivas. Dentre elas, destacam se os estudos de Froebel, Wallon, Piaget e Vygotsky.


2.1 CONCEPÇÕES DE JOGO PARA FROEBEL

Froebel foi um filosofo que sublimou a perfeição da criança, valorizando sua liberdade e espontaneidade. Por viver no período do Romantismo que dava um novo lugar a concepção da criança, Froebel passou a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lúdico na educaçao infantil
  • o ludico na educaçao infantil
  • O lúdico na educação infantil
  • A importância do lúdico na educação infantil
  • o papel do ludico na Educação Infantil
  • A importancia do Ludico na Educação Infantil
  • O papel do lùdico na educação infantil
  • A importância do lúdico na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!