Ludico na educação infantil

Páginas: 7 (1645 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
[pic]


















a)













1 INTRODUÇÃO




Este trabalho visa descrever as informações alcançadas através da realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto Educação da criança de 0 a 5 anos: a importância do lúdico na aprendizagem.

A valorização do lúdico como instrumento de aprendizagem vem conquistando cada vez maisescolas e professores, e vem sendo comprovada a sua eficiência no auxilio ao desenvolvimento infantil.

O presente estudo tem como objetivo analisar essa importante ferramenta tendo como embasamento publicações de grandes pensadores da educação a respeito do tema.

Brinquedos, jogos e brincadeiras fazem parte da vida das crianças, independente de época, classe social ou cultura, é algo queestá enraizado em seu ser e desperta ao som de estímulos, que devem prover da família e da escola, sempre respeitando a fase de desenvolvimento em que se encontra a criança e seu ritmo próprio.


2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA




O brincar e o jogar são atos indispensáveis no processo de conhecimento e aprendizagem da criança. Com o tempo as brincadeiras perderam o aspecto de “passatempo” e setornaram primordiais, principalmente para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Segundo PIAGET (1967), “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ela favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral.”

A brincadeira é uma forma de divertimento típico da infância, isto é, uma atividade automática da criança, que nãoimplica em compromissos, premeditação e seriedade e que envolve comportamentos espontâneos e geradores de prazer. Brincando a criança se diverte, faz exercícios, estabelece seu conhecimento e aprende a conviver com seus colegas. Para a criança, a brincadeira gira em torno da espontaneidade e da imaginação. Não depende de regras, de formas rigidamente estruturadas. Para surgir basta uma bola, umespaço para correr ou um risco no chão (VELASCO, 1996). Brincando a criança descobre, inventa, participa, experimenta as mais variadas emoções, aprende a dividir, cria confiança e autonomia, se comunica. Brincar é uma excelente maneira de treinar e aprimorar a socialização. “Podemos identificar diferentes tipos de brincadeiras sob o ponto de vista da participação social, cada um deles implicando ummaior envolvimento entre as crianças e uma maior capacidade de se relacionar e se comunicar com os outros” MALUF,2007, p.71. Segundo VYGOTSKY, a brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz-de-conta, como ainda nas que exigem regras (BERTOLDO, RUSCHEL).

Assim,durante a educação infantil o relacionamento social das crianças é formado durante as brincadeiras e de varias formas, que de acordo com MALUF (2007) podem ser:

- brincadeiras solitárias:onde o brincar se da individualmente através da exploração do que há no mundo;

- brincadeiras em paralelo:quando a criança brinca sozinha, no entanto aprecia, gosta de estar na companhia de outras crianças;-observação das brincadeiras:quando, por volta de dois anos, a criança modifica os seus interesses, e passa a prestar atenção nas atividades de outras crianças;

-brincadeiras com outras crianças:começa por volta dos três anos, quando a criança procura outras crianças para brincarem juntas. Contudo, dependendo das crianças este contato inicial pode ser tranqüilo ou tempestuoso;-brincadeiras de cooperação simples:ocorrem por volta de quatro anos, quando o interesse do grupo volta-se para as atividades que estão sendo desenvolvidas em conjunto, como por exemplo, montar objetos com peças de encaixe ou fazer um castelo na areia.

Com o passar do tempo vem sido comprovado a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil, e principalmente na aprendizagem. É brincando que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lúdico na educaçao infantil
  • o ludico na educaçao infantil
  • ludico na educação infantil
  • O lúdico na educação infantil
  • A importância do lúdico na educação infantil
  • o papel do ludico na Educação Infantil
  • A importancia do Ludico na Educação Infantil
  • O papel do lùdico na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!