ludicidade

Páginas: 8 (1911 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014


PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
E A LUDICIDADE

Mayara Galvan Claudino
Prof. Michele
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura Pedagogia (PED 0665) Processo de Alfabetização
25/05/2014


RESUMO

A alfabetização é o processo continuo de aprendizagem, onde a criança tem o mundo a ser descoberto, mas para que isso seja buscado de forma saudável é preciso ter umabase social, econômica e familiar. A aprendizagem da leitura e escrita não se dá da mesma forma a todos, cada um tem uma habilidade diferente, uns se expressão em formas de desenhos outros de brincadeiras. O objetivo desse trabalho é compreender a importância do lúdico no processo de alfabetização, para tanto se buscou material literário específico com autores que abordam assuntos relacionados aotema. O papel do professor também será destacado já que este é um dos grandes responsáveis para que a utilização do lúdico como instrumento didático seja feito com eficiência e competência pedagógica. Alfabetização e letramento são processos distintos, mas interligados entre si, onde através de alguns autores vamos entender e ligar a teoria com a prática, construir alternativas pedagógicas ondeatendam os desafios vividos por quem atua em sala de aula.

Palavras-chave: Alfabetização; Professor; Lúdico;



1 INTRODUÇÃO

 O processo de alfabetização da criança no espaço escolar deve ser proporcionadas pelos educadores diversas maneiras para alcançar o aprendizado, assim utilizando-se do lúdico no processo de ensino aprendizagem.
Esta é uma oportunidade de ampliar osconhecimentos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento pessoal.


Para melhor compreensão, este paper ficou estruturado da seguinte forma: inicialmente, verifica-se sobre a importância do lúdico no processo de alfabetização, fundamentando esta metodologia. Logo após, conceitua-se a importância da relação professor e aluno para a aplicabilidade do lúdico no processo dealfabetização, seguido da descrição do papel do professor alfabetizador na aplicação do lúdico. Encerrando com as considerações finais e referencias dos autores pesquisados.



2 A IMPORTÂNCIA DO JOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Nos dias de hoje, é muito difícil prender a atenção dos alunos em uma aula tradicional, onde professor fala, aluno ouve e faz o que se pede, sem nenhumentusiasmo e alegria no que se está desenvolvendo. As crianças vêm, por sua natureza, com a mente voltada as brincadeiras, então porque não utilizar suas vontades e habilidades nas brincadeiras para que se desenvolva seu potencial.

A palavra lúdico vem do latim ludos e significa brincar. No lúdico estão incluídos os jogos, brinquedos, divertimentos e é relativa também à conduta daquele em quejoga, que brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, sem saber, conhecimento e sua compreensão de mundo. O brincar fornece aos participantes a possibilidade de estabelecer uma rede de relações onde estão implicados valores e costumes sócio culturais, hábitos e normas de uma comunidade ou grupo social, mas nem sempre foram vistos assim,conforme cita Pires dos Santos (1997, página 19),
“Os jogos e brinquedos embora sendo um elemento sempre presente na humanidade desde seu início, também não tinham a conotação que têm hoje, eram vistos como fúteis e tinham como objetivo a distração e recreio”.
Hoje a escola deve facilitar a aprendizagem, utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador parafavorecer o processo de aquisição da linguagem escrita. As atividades lúdicas têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de cada uma de suas funções psicológicas intelectuais e morais.
O papel do professor também será destacado como um dos grandes responsáveis para que a utilização do lúdico como instrumento didático seja feito com eficiência e competência pedagógica....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!